Inteligência artificial reduz até 20% do consumo de eletricidade nas estações elevatórias
ambiente

Inteligência artificial reduz até 20% do consumo de eletricidade nas estações elevatórias

O sistema de inteligência artificial e-Predator, desenvolvido por investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e pela Águas do Tejo Atlântico, permite reduzir entre 15 a 20 por cento o consumo de energia eléctrica nas estações elevatórias de águas residuais.

A nova tecnologia, denominada ePredator - Method and device for controlling a wastewater tank pumping system, tem como objetivo maximizar a sustentabilidade energética no setor das águas, através da aplicação de técnicas de inteligência artificial.

O software controla automaticamente os sistemas de bombagem, o que vai levar a uma redução de custos para as estações de tratamento de águas residuais. Também a segurança operacional das centrais vai ser melhorada, com uma redução dos sinais de transbordo em até 90 por cento.

O ePredator, ao contrário de outras tecnologias que utilizam modelos físicos, tem automaticamente em conta, nas suas previsões e ações, eventos como a manutenção das bombas, avarias ou entupimento dos canos.

“Este método pode reduzir o consumo de energia em 15 a 20 por cento; controlar o horário da operação das bombas; antecipar períodos de elevada afluência de águas residuais; incluir diferentes níveis de desgaste das bombas; incluir períodos de manutenção e equipamentos fora de serviço, sendo ainda de fácil implementação e escalável para outros sistemas”, revela Ricardo Bessa, coordenador adjunto do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC.

A tecnologia foi demonstrada em ambiente real na Fábrica de Água de Alcântara, teste que confirmou o potencial desta solução, desenvolvida no âmbito do Projeto Europeu InteGrid - Demonstration of Intelligent grid technologies for renewables Integration and Interactive consumer participation enabling Interoperable market solutions and Interconnected stakeholders, coordenado pela EDP Distribuição e financiado pelo programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia Horizonte 2020.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.