ISQ propõe inspeção de torres eólicas sem erro e sem paragem de serviço

08.05.2019

O ISQ irá apresentar o Phasewind um dos seus mais recentes projetos de inovação no European Maritime Day, evento anual da União Europeia que reúne em Lisboa nos próximos dias 16 e 17, empreendedores, líderes de empresas ligadas ao mar, governos, instituições públicas, ONG e universidades, para o debate de temas relacionados com o Mar e com o ‘crescimento azul’.  

Um protótipo do Phasewind será apresentado com aplicação na inspeção de soldaduras das torres eólicas durante o fabrico, representando um desenvolvimento tecnológico do ISQ com um sistema integrado para inspeção e controlo não destrutivo de soldadura. Segundo o ISQ, para além de aumentar a produtividade na inspeção de torres de turbinas eólicas durante a fabricação, o novo equipamento garante uma maior qualidade de inspeção, ao ajudar a eliminar o erro humano durante a decisão de inspeção e deteção de defeitos.

A empresa caracteriza a solução como inovadora na inspeção e monitorização, combinando diferentes técnicas de ensaios não destrutivos e visuais para realizar inspeções de alta velocidade e automáticas às soldaduras das torres de turbinas eólicas.  Este sistema de inspeção totalmente automático não requer intervenção humana durante a sua operação porque consegue digitalizar e analisar o cordão de solda através de uma câmara de alta resolução e de técnicas ultrassónicas avançadas que analisam 100% do volume das soldas automaticamente, detetando assim os defeitos, sem necessidade de presença de operadores. 

 

VOLTAR