João Dias Coelho é o novo presidente do GEOTA
ambiente

João Dias Coelho é o novo presidente do GEOTA

João Dias Coelho é o novo presidente da comissão executiva do GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, uma associação ambientalista criada há 38 anos, que conta com mais de 2500 associados.

O novo dirigente, que foi presidente da Tratolixo e da Saneste SA, é um dos fundadores da associação. Concorreu com um programa ambicioso, que pretende “projetar a longa história de sucessos e lutas” do GEOTA num futuro de combate às alterações climáticas.

A associação, que em parceira com a associação PATO, gere o Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada, quer dar continuidade a outros projetos, como a gestão integrada de áreas ardidas no incêndio de 2018 em Monchique, através do Renature Monchique; a monitorização cidadã da costa, com o Coastwatch Portugal, ou o projeto Rios Livres, que já conseguiu travar várias barragens.

João Dias Coelho promete continuar a avaliar os custos-benefícios das grandes obras e investimentos nacionais, a exigir uma Avaliação Ambiental Estratégica para o Aeroporto do Montijo e a defender a reestruturação da indústria para acomodar os desígnios da Economia Circular.

“Acreditamos também ser fundamental acompanhar a revisão do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) 2020+ com vista à definição das metas europeias de 2030 e 2050" tendo em vista "um verdadeiro plano de tratamento e valorização de resíduos urbanos e industriais, pondo fim à importação pouco controlada do Reino Unido e de Itália”

João Dias Coelho promete uma organização atenta, atuante e “sem medo de enfrentar grandes interesses" ou de pressionar os decisores políticos sempre que não respeitem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Acordo de Paris ou a Lei de Bases do Ambiente, cuja primeira versão e várias atualizações contaram com contributos fundamentais do GEOTA”.

Vários membros já exerciam cargos no mandato cessante. É o caso de Marlene Marques, anterior presidente, que se mantém na Comissão Executiva, assumindo agora o cargo de tesoureira. João Joanaz de Melo foi reeleito presidente da mesa da Assembleia Geral. Novidade é a presidência do Conselho Fiscal, agora dirigida por Carlos Sacramento. Os novos órgãos foram eleitos em assembleia geral digital realizada a 24 de maio.

No dia 5 de maio, às 16h30, a associação organiza um webinar dedicado ao ambiente com a participação do antigo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Pimenta, e do presidente do FSC Portugal, Eugénio Sequeira. Mais informações em rioslivresgeota.org/webinars.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.