Manifestação de interesse para Hidrogénio de Sines até 17 de Julho

19.06.2020

Manifestação de interesse para Hidrogénio de Sines até 17 de Julho

 

 O Governo acaba de lançar o convite à manifestação de interesse no projeto de Hidrogénio de Sines, direcionado a empresas ou entidades portuguesas ou europeias.  O período de manifestação de interesse no projeto integrado na Estratégia Nacional para o Hidrogénio termina a 17 de julho. Segundo o comunicado. «esta auscultação do mercado e eventual complementaridade de projetos vai permitir robustecer a candidatura portuguesa ao IPCEI (Important Project of Common European interest) e incentivar sinergias a nível de cluster industrial, nomeadamente na inovação, PME ou reforço da capacidade de produção, potenciando a capacidade de exportação.

 

Em 21 de maio, o Governo definiu a estratégia nacional, que prevê investimentos de 7.000 milhões de euros, no horizonte 2030, levando a uma redução da importação de gás natural de 300 a 600 milhões de euros.

As manifestações de interesse serão analisadas por um Comité de Admissão de projetos que envolve as áreas governativas da Economia e Transição Digital, do Ambiente e da Ação Climática e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Negócios Estrangeiros, apoiados a nível técnico pela DGEG e LNEG. O projeto aproveitará as vantagens estratégicas do porto de Sines, bem como o baixo preço de produção de energia elétrica solar em Portugal. O objetivo é tornar o país numa potência do hidrogénio à escala mundial, e assim reduzir as importações e a dependência energética.

VOLTAR