Manifestação de interesse para Hidrogénio de Sines até 17 de Julho
ambiente

Manifestação de interesse para Hidrogénio de Sines até 17 de Julho

Manifestação de interesse para Hidrogénio de Sines até 17 de Julho

 

 O Governo acaba de lançar o convite à manifestação de interesse no projeto de Hidrogénio de Sines, direcionado a empresas ou entidades portuguesas ou europeias.  O período de manifestação de interesse no projeto integrado na Estratégia Nacional para o Hidrogénio termina a 17 de julho. Segundo o comunicado. «esta auscultação do mercado e eventual complementaridade de projetos vai permitir robustecer a candidatura portuguesa ao IPCEI (Important Project of Common European interest) e incentivar sinergias a nível de cluster industrial, nomeadamente na inovação, PME ou reforço da capacidade de produção, potenciando a capacidade de exportação.

Em 21 de maio, o Governo definiu a estratégia nacional, que prevê investimentos de 7.000 milhões de euros, no horizonte 2030, levando a uma redução da importação de gás natural de 300 a 600 milhões de euros.

As manifestações de interesse serão analisadas por um Comité de Admissão de projetos que envolve as áreas governativas da Economia e Transição Digital, do Ambiente e da Ação Climática e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Negócios Estrangeiros, apoiados a nível técnico pela DGEG e LNEG. O projeto aproveitará as vantagens estratégicas do porto de Sines, bem como o baixo preço de produção de energia elétrica solar em Portugal. O objetivo é tornar o país numa potência do hidrogénio à escala mundial, e assim reduzir as importações e a dependência energética.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.