Ministério do Ambiente anuncia abertura da Lagoa de Melides ao mar

25.03.2020

O Ministério do Ambiente e Ação Climática anunciou que foi estabelecida a ligação da Lagoa de Melides ao mar. A operação decorreu esta segunda-feira, 23 de março, sendo mandada realizar pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), contando com o apoio de dois elementos da GNR e três elementos da Polícia Marítima, tendo um custo de cinco mil euros.

 

Em comunicado o Ministério do Ambiente explica que a “ligação da lagoa ao mar é anualmente realizada em data próxima do Equinócio da Primavera, quando se registam acentuadas amplitudes de marés”.

 

“Trata-se de um procedimento que visa a renovação das águas, com reflexos na qualidade dos ecossistemas associados a este corpo lagunar. Este ano, para restabelecer a ligação, foi rasgado um canal de cerca de 100 metros, com o apoio de uma máquina giratória”, acrescenta.

 

A tutela refere ainda que em virtude da situação de contingência decorrente do surto de COVID-19, “foram adotados todos os procedimentos de segurança sanitária exigidos, com a implementação de medidas de restrição de acesso ao local”.

VOLTAR