Ministro do Ambiente divulga agradecimento aos profissionais da higiene urbana e recolha de resíduos (com vídeo)

26.03.2020

O Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, divulgou uma mensagem de agradecimento aos profissionais da higiene urbana e da recolha de resíduos. Na mensagem, o Ministro refere que estes profissionais são “absolutamente indispensáveis”, garantindo as condições de saúde pública ideais nos centros urbanos.

 

“Agradeço muito tudo o que estão a fazer, recomendo-vos toda a cautela naquilo que é a vossa ação diária, não deixem de usar os equipamentos de proteção individual e por favor continuem a fazer o vosso trabalho. O vosso trabalho é essencial e por isso estou, e tenho a certeza de que todos os portugueses e portuguesas vos estão muito gratos”, refere João Pedro Matos Fernandes.

 

Face ao aumento substancial da produção de resíduos em zonas residenciais, devido ao maior número de pessoas em casa em consequência do cumprimento da obrigação de recolhimento, o Ministro do Ambiente lembra que todos os resíduos produzidos em casas com casos de infeção ou suspeita de contaminação devem ser colocados no lixo comum. O saco do lixo não deve ser completamente cheio e deve ser colocado dentro de outro saco.

 

João Pedro Matos Fernandes alerta para a deposição de luvas, máscaras e lenços de papel, mesmo sem estarem contaminados, no lixo comum e “nunca no ecoponto ou na sanita”.

 

O Ministro recorda ainda que neste momento “não se deve deixar no exterior da casa móveis, colchões ou outros objetos fora de uso”, uma vez que os serviços de higiene urbana precisam de racionar os seus recursos, não sendo a recolha de “monos” urgente.

VOLTAR