Ministro do Ambiente e secretários de Estado participam nos webinars Água&Ambiente

21.05.2020

O Ministro do Ambiente e da Ação Cimática e os secretários de Estado do Ambiente e Energia participam nos webinars que o jornal Água&Ambiente está a organizar para debater “a nova normalidade” nos setores da energia, resíduos e água.

 

“O que muda com a pandemia Covid-19 nos setores da energia, resíduos e água? Impõem-se novas prioridades? Pode o novo contexto mudar a agenda que estava definida para cada um dos setores? Como podemos aproveitar as novas circunstâncias para ultrapassar dificuldades antigas?

 

Para responder e debater a estas e outras questões o jornal Água&Ambiente esta iniciativa, no âmbito do 8.º Fórum Energia, 14.º Fórum Resíduos e 15.ª Expo Conferência da Água.

 

ÁGUA

 

O primeiro webinar, dedicado à água, está marcado para 1 de junho, segunda-feira, às 15h00. A abertura ficará a cargo do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes. O moderador do painel é o presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Joaquim Poças Martins.

 

O painel contará com os contributos de três personalidades de renome do setor da água: o presidente da direção da AEPSA (Associação das Empresas Portuguesas do Setor do Ambiente), Eduardo Marques; o presidente da LIS-Water, Jaime Melo Baptista, e o administrador da Indaqua, Pedro Perdigão.

 

RESÍDUOS

 

O dia 2 de junho será focado nos resíduos. A abertura será assegurada pela Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, e a moderação fica a cargo do sócio da Abreu Advogado,s José Eduardo Martins, especialista na área do ambiente.

 

A tecer considerações sobre o futuro do setor dos resíduos, depois da pandemia, estarão dois dos especialistas que mais sabem sobre o setor e que o acompanham há largos anos: a professora e investigadora Graça Martinho, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o especialista da associação ambientalista ZERO, Rui Berkemeier, que trabalha na área há mais de 30 anos.

 

Este painel será ainda enriquecido com o contributo do presidente da Smart Waste Portugal, Aires Pereira, que é também autarca da Póvoa do Varzim.

 

ENERGIA

 

O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fará as honras da casa a 3 de junho, às 16h00, para o webinar dedicado à sua área de governação. A moderação será garantida pelo presidente do OMIP, o operador do mercado ibérico de energia, Artur Trindade.

 

As intervenções contam com a participação do presidente da ZERO, Francisco Ferreira; do diretor associado do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência - INESC TEC, João Peças Lopes, e ainda do presidente da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, Pedro Amaral Jorge.

 

As inscrições para os webinars podem ser feitas gratuitamente para o e-mail administrativo@about.pt indicando o nome, e-mail, número de telemóvel e empresa.

VOLTAR