Ministro do Ambiente está a reprogramar apoios do PO SEUR para o sector da água

João Pedro Matos Fernandes quer apostar nas tecnologias para os serviços urbanos de águas

09.05.2016

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, está já a trabalhar na reprogramação do PO SEUR [Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos] para o sector da água, apurou o Ambiente Online. 

 

O actual titular da pasta não concorda com as prioridades estabelecidas na anterior legislatura e por isso vai direccionar parte dos fundos comunitários para outro tipo de projectos, apostando sobretudo nas tecnologias para os serviços urbanos de água.

 

Essa garantia foi dada pelo próprio ministro durante a abertura do IV Fórum de Experiências e Divulgação de Boas Práticas da Aquasis, que decorreu na sexta-feira, 6 de Maio, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.

 

“O POSEUR não destina um só euro para tecnologias dos serviços urbanos de água, com excepção da parte relativa ao cadastro de infra-estruturas. Antes de nós pensava-se na vala aberta, nas condutas e nas mãos sujas. Nós não pensamos assim”, discursou o ministro  criticando as opções do anterior executivo.

 

Em causa está a necessidade de “revisitar” o POSEUR como forma de “apoiar financeiramente esta política”, que aposta na introdução de novas tecnologias para a gestão dos sistemas em baixa.

 

“O uso de tecnologias tende a contribuir para melhorar o serviço prestado aos clientes. Por isso a nossa aposta vai para a tecnologia nas baixas. Há novas formas de produzir e de gerir que são determinantes para o sucesso dos sistemas”, observou.

 

O PO SEUR tem uma verba de 600 milhões de euros para o ciclo urbano da água, mas 200 milhões estavam já comprometidos para colmatar falhas no tratamento de águas residuais que já correspondiam a contenciosos comunitários. Dos 400 milhões que restam 300 milhões serão atribuídos a fundo perdido e 100 milhões funcionarão como instrumentos financeiros

 

Ana Santiago e Lúcia Duarte

TAGS: Ministro do Ambiente , João Pedro Matos Fernandes , água , apoios comunitários , fundos , água , tecnologias
Vai gostar de ver
VOLTAR