Nova Entidade Gestora nas Embalagens bate à porta

18.02.2021

Uma nova entidade gestora de embalagens pode estar para nascer pela mão de distribuidores e embaladores de bebidas. Trata-se de uma iniciativa que pretende fazer a gestão de um Sistema de Depósito e Retorno e que agrega empresas como a Sonae, o Pingo Doce ou o LIDL, na distribuição, e ainda empresas como a Central de Cervejas e a Sumol, nos embaladores.


O projecto conta com o suporte da Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM).


Distribuidores há que optaram por  não subscrever o memorando de entendimento, que foi elaborado, por terem uma visão diferente para uma entidade com este foco, não sendo certo que avancem para uma iniciativa própria.


Paralelamente, a APA e DGAE encomendaram um estudo à 3 Drivers e à Noa sobre o assunto cujas conclusões recomendam a existência de uma única entidade para a gestão de um Sistema de Deposito e Recolha em Portugal. Um ponto  central que merece a oposição de alguns players que são a favor da existência de concorrência no mercado, tal como acabou por suceder  com o próprio SIGRE.


Um tema que promete aquecer, também por aqui, o Sector dos Resíduos, e em particular o SIGRE, e que o jornal Água & Ambiente irá aprofundar na sua próxima edição em março.

VOLTAR