Nova plataforma europeia online informa como reciclar resíduos perigosos de equipamentos elétricos

09.03.2018

O WEEE Forum, a associação internacional que une 34 organizações de gestão de resíduos e da qual a Rede Electrão integra o board, acaba de lançar uma plataforma online, a Information for Recyclers – I4R, em conjunto com a DIGITALEUROPE e a CECED, que visa ser "uma fonte de informação sobre a presença e localização de resíduos perigosos nos equipamentos elétricos, que servirá também de guia aos recicladores para o correto tratamento destes resíduos".

 

Uma das mais valias da plataforma, é não só formar os profissionais do setor, mas também informar e sensibilizar o cidadão comum para os perigos dos resíduos que constam nos equipamentos elétricos e a importância para a sua correta reciclagem", informa a Amb3E em comunicado.

 

“Esta é uma ferramenta da mais alta importância e que irá ajudar a melhorar o processo de tratamento de resíduos perigosos de todos os que reciclam”, explica Pedro Nazareth, Diretor Geral da Amb3e – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, que ocupa lugar no board da WEEE Forum, acrescentando ainda que “o processo de criação da I4R foi longo mas muitíssimo enriquecedor, onde houve lugar à participação dos produtores, o que permitiu contribuir para este produto final e, em última análise, para que todos saibamos reciclar corretamente resíduos elétricos.”

 

A I4R disponibiliza, de uma forma acessível, informações importantes sobre substâncias perigosas que estão presentes em resíduos elétricos e pretende otimizar o setor da reciclagem ao ser uma ferramenta que ajuda as várias entidades a trabalharem em conjunto para uma melhor economia circular.

 

Esta plataforma será gerida e atualizada pelo WEEE Forum, de forma a acompanhar a evolução no tratamento e reciclagem dos resíduos perigosos.

 

A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, gestora da Rede Electrão, é entidade gestora de resíduos de equipamentos elétricos, eletrónicos e pilhas usadas e ainda de embalagens resíduos de embalagens. A Amb3E arranca o ano de 2018 com sete por cento de quota de mercado na reciclagem de embalagens.

 

O tema das "Embalagens e fluxos expefícios: novas exigências e desafios" vai ser analisado no 12º Fórum Nacional de Resíduos, que decorre a 18 e 19 de abril, em Lisboa.

VOLTAR