O gel que limpa, desinfeta e até cadastra condutas de abastecimento de água

24.07.2017

A tecnologia Hydrogel, que a empresa Wase está a comercializar em Portugal, permite efetuar de uma só vez a limpeza, desinfeção e até o cadastro de condutas de abastecimento de água.

  

O Hydrogel (ver vídeo aqui), um gel composto maioritariamente por água (95%), que se decompõe rapidamente quando descarregado, remove na totalidade todos os resíduos depositados nas condutas, incluindo o biofilme que se cria no interior das tubagens. “É uma verdadeira revolução na remoção do biofilme, pois passa na conduta como se fosse uma esponja. A preparação do gel é feita no local, atendendo às circunstâncias da limpeza em si”, explica a responsável da empresa, Marta Gomes, ao Ambiente Online.

 

Este método é diferente de qualquer outro existente no mercado já que "conjuga a eficácia de uma limpeza mecânica com esponjas e a simplicidade de uma limpeza simples por flushing ou ar comprimido garantindo a remoção total dos detritos e biofilme, em menor tempo de operação, proporcionando assim pouca perturbação ao serviço normal das condutas", garante.

 

Adicionalmente é possível efetuar a desinfeção da conduta ao mesmo tempo através da inserção do elemento desinfetante no gel. Desta forma é possível reduzir as injeções excecionais de cloro em locais críticos da rede onde seja detetado aumento de carga orgânica.

 

Esta tecnologia cadastrar com recurso a “pipe-finder”, uma ferramenta que viaja sozinha ao longo da rede com o Hydrogel e efetua o cadastro do sistema, recolhendo os dados durante a operação.

 

Esta ferramenta é do tamanho de uma caixa de fósforos, vai sendo transmitida pelo gel e grava em contínuo as coordenadas desde o ponto de partida. Estes dados são facilmente exportados para um computador para execução do layout da rede.

TAGS: Hydrogel , condutas , limpeza
Vai gostar de ver
VOLTAR