“Parlamento dos Resíduos. Pergunte ao Governo" é iniciativa inédita do 13.º Fórum

11.03.2019

O "Parlamento dos Resíduos. Pergunte ao Governo" é uma iniciativa inédita e uma das grandes novidades do 13.º Fórum Nacional de Resíduos, que decorre a 10 e 11 de abril, organizado pelo jornal Água&Ambiente. 

Carlos Martins vai apresentar as "Orientações e Objetivos do Ministério do Ambiente e da Transição Energética para 2019" e, de seguida, responderá às questões do setor no "Parlamento dos Resíduos. Pergunte ao Governo".

Ministro já é presença confirmada

A presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, está confirmada para a  sessão de encerramento do 13.º Fórum Nacional de Resíduos, no dia 11 de abril.

O Parlamento dos Resíduos pretende recriar um formato conhecido em política mas no 13.º Fórum Nacional de Resíduos, no lugar dos deputados, estarão os skateholders do setor a questionar diretamente o Governo. Trata-se de um painel inovador para o qual o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, se disponibilizou a dar resposta direta a perguntas previamente colocadas por membros da audiência do Fórum.
 
As questões a colocar pelos participantes, com as quais o governante será confrontado quando da realização do painel, devem ser enviadas para registo prévio para o seguinte e-mail: conferencias@about.pt


O Fórum Nacional de Resíduos, que este ano se realiza no Museu do Oriente, em Lisboa, confirma a importância verificada em edições anteriores, juntando todos os profissionais dos resíduos e dos setores económicos que lhe estão intimamente ligados, promovendo a discussão pública das políticas e o debate dos temas que marcam a atualidade do setor.  

Além da primeira edição do novo "Parlamento dos Resíduos. Pergunte ao Governo", o Fórum vai  apresentar a 2.ª edição agenda A&A Resíduos 2020 e, em parceria com a ERSAR, e a 2.ª edição do Fórum de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos, dedicado ao PAYT. A fechar o Forúm terá lugar a cerimónia de entrega dos Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos (vertente resíduos).

Como grandes temas, o 13.º Fórum Nacional dos Resíduos abordará, no primeiro dia, a nova diretiva dos resíduos, as distorções e ineficiências dos instrumentos da gestão de resíduos urbanos, assim como as limitações na gestão de RCD, REEE e Lamas na área dos resíduos não urbanos.

No segundo e último dia serão abordadas as oportunidades que o fechar da porta da China à reciclagem de plásticos pode proporcionar, a integração no SIGRE do novo sistema de depósito de embalagens de bebidas,  o futuro dos plásticos descartáveis com a diretiva single use plastics e o controle da qualidade e segurança dos plásticos reciclados no âmbito da economia circular e saúde pública.


Ver aqui programa do 13º Fórum Nacional dos Resíduos.  

VOLTAR