Peniche com nova unidade maremotriz

Peniche com nova unidade maremotriz

Uma nova unidade que aproveita a energia das marés foi construída na costa de Peniche pelos finlandeses da AWE - AW – Energy Oy em cooperação com os espanhóis da ProinSENER Energia que forneceu a subestação.

Esta nova instalação denominada SURGE2, é tecnologicamente mais avançada que a SURGE inicial, instalada no local em 2014, e em que a AWE afirma ter demonstrado o seu potencial, produzindo para a rede elétrica nacional numa zona totalmente exposta a tempestades marítimas.

A subestação que está colocada em terra, liga equipamento WaveRoller à rede elétrica através de transformadores, conversores de frequência e outros dispositivos. Coube à Abeinsa Engineering, igualmente espanhola, a coordenação do projeto.


O WaveRoller é um dispositivo que converte a energia do mar em eletricidade, são máquinas colocadas junto à costa, entre 300 metros e dois Km a profundidades entre os os oito e os 20 metros. Dependendo das marés está parcial ou totalmente submersa e fixada ao fundo, tendo cada unidade ou máquina capacidade de produção de 350 a 1000 Kw se utilizada entre 25 e 50% da sua capacidade, sendo viável em parques, mas em alguns casos, também isoladamente.

A produção dos componentes foi realizada no canadá, Finlândia, Itália, Portugal, Espanha, Turquia e Reino Unido.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.