Pergunta Água&Ambiente: Será que o processo contra António Mexia e Manso Neto poderá colocar em risco o projeto do hidrogénio, o Green Flamingo?

Responde Paulo Carmona

01.07.2020

Pergunta Água&Ambiente

 

Será que o processo contra António Mexia e Manso Neto poderá colocar em risco o projeto do hidrogénio, o Green Flamingo?

 

Responde Paulo Carmona

 

Não. Apesar da EDP ter sido convidada no final do ano passado a tomar um papel importante no projeto, não é crível que o mesmo possa ser interrompido ou suspendo por causa do andamento do processo. Nem veremos os holandeses a recuarem.

 

Primeiro porque o projeto não tem funding holandês, mas sim da comunidade. O facto de ser um projeto apresentado por dois países, o que melhora a pontuação para ser subsidiado pela União, está fora da influência dos acontecimentos locais de Portugal.

 

Em segundo, é um projeto com muita força governamental, um enorme envolvimento do Estado em todas as fases do processo, independente de eventuais acontecimentos que possam rodear a EDP. Só assim se entende que o projecto possa avançar sem se assegurar a sua viabilidade económica, sem um estudo económico financeiro. Quem irá arcar com a responsabilidade financeira do Green Flamingo será a União Europeia, os contribuintes portugueses e os consumidores de energia. Não foi feito para melhorar a competitividade portuguesa, nem para salvar o mundo, onde apenas contamos com 0,15% das emissões mundiais (Fonte: Wikipédia).

 

Ou seja, o projeto far-se-á de acordo com o voluntarismo do governo português, indiferente a processos na EDP, os holandeses frugais, os portugueses pobres ou a eventuais questões de insustentabilidade financeira. Há sempre quem aproveite.

 

VOLTAR