PO SEUR financia 26 projetos de combate às cheias com 64 milhões de euros

06.02.2018

Os fundos comunitários do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) vão apoiar 26 projetos de combate às cheias com 64 milhões de euros nas zonas de maior risco de inundação de norte a sul do país, divulga o Ministério do Ambiente.

 

Através destes projetos, que envolvem um investimento global de 86 milhões de euros, serão intervencionados 295 quilómetros de linhas de águas (rios e ribeiras), que irão reduzir os riscos de inundações numa área de 89 mil hectares.

 

No âmbito de uma "contínua adaptação às alterações climáticas e visando reforçar a prevenção de riscos de cheias e inundações", o PO SEUR lançou três avisos para “intervenções estruturais de desobstrução, regularização fluvial e controlo de cheias, em zonas de inundações frequentes e de danos elevados”.

 

Com estes projetos de investimento pretende-se "reforçar a resiliência dos territórios e intervir nos sistemas hidrológicos, visando minimizar vulnerabilidades e proteger as populações", explica a tutela.

 

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, preside à cerimónia de assinatura dos termos de aceitação relativos ao aviso para a desobstrução, regularização fluvial e controlo de cheias, que se realiza esta quarta-feira, na Golegã. O evento conta, ainda, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

VOLTAR