Editorial - Fernando Santana (Jornal Água&Ambiente): Porque vale a pena a Expo Conferência da Água

19.09.2018

Editorial de Fernando Santana - Diretor do jornal Água&mbiente:

 

Pode parecer um pouco estranho que, pela segunda vez consecutiva, volte a dedicar um editorial à realização de uma conferência. O primeiro, foi a propósito do Encontro promovido pelo CES (Conselho Económico e Social) sobre a problemática da água, tendo considerado muito relevante a importância dada ao assunto por um órgão constitucional que, de um modo geral, está mais focado na abordagem direta de outras questões sociais. Agora, a Expo Conferência da Água. De facto, achei que não podia alhear-me de contribuir para a divulgação de um evento que, já sendo de referência, é reconhecido como o verdadeiro encontro nacional da água.

 

Se é certo que, ao longo do ano, há diversos encontros sobre temas específicos da água, a meu ver, aquele que melhor congrega a comunidade que nos assegura o conforto de, permanentemente, ter água de qualidade nas nossas casas é a Expo Conferência da Água.

 

É assim fácil justificar porque vale a pena esta Conferência. Desde logo, porque sendo esta a sua 13.ª edição, está implícita uma condição de interesse e de qualidade que, naturalmente, decorre da continuidade. Depois, porque o seu formato é concebido de modo a proporcionar a discussão de assuntos da maior atualidade, como os principais aspectos pertinentes à gestão das infraestruturas e respetivos agentes, incluindo o inerente planeamento, ou as implicações do futuro previsível para o setor, sejam decorrentes das alterações climáticas ou da reutilização da água, procurando consignar na “Agenda A&A. Água 2019” as principais reflexões que tais matérias possam suscitar.

 

A Conferência, para além de proporcionar uma interessante troca de experiências e de pontos de vista, constitui também uma oportunidade para conhecer linhas políticas fundamentais para o setor, a abordar pelos respectivos decisores.

 

Refiram-se, ainda, os momentos de entrega de prémios e selos de qualidade de serviços, os quais emprestam ao evento o entusiasmo próprio do reconhecimento público daqueles que mais se esforçam a benefício de todos.

 

A Expo Conferência da Água não precisa(va) que lhe dedicasse este escrito, dada a notoriedade do impacte na comunidade que soube construir ao longo tempo. Contudo, a riqueza do seu programa, o ambiente que naturalmente se constrói durante dois dias intensos mas muito enriquecedores, não deixam ninguém indiferente, simplesmente porque vale (de facto) a pena participar, havendo que registar a preocupação constante do Jornal em disponibilizar informação rigorosa, actual e oportuna sobre o Ambiente, de que esta conferência é mais um afloramento.  

VOLTAR