Portal Energia promete reunir toda a informação do setor em Portugal

09.10.2018

Já está online o portal do Portugal Energia, uma iniciativa do programa Simplex+ 2017 do Ministério da Economia, lançado com o objetivo de se assumir como a porta de entrada digital para o setor Energético Nacional, com informação atualizada e rigorosa.

O Portugal Energia (www.portugalenergia.pt) permite aos utilizadores aceder de forma simples e rápida às plataformas existentes relacionadas com o setor energético nacional, como por exemplo o Poupa Energia, o Observatório da Energia, Preços dos Combustíveis Online, entre outros, agregados por segmento: Consumidor, Empresas, Estado, Geologia e Informação Geográfica.

O novo portal online serve ainda de suporte à receção de contributos no âmbito do processo de elaboração do Plano Integrado Energia Clima (PNEC), o principal instrumento nacional de política energética e climática para a próxima década 2021-2030, que definirá metas e objetivos nacionais para 2030 e as políticas e medidas necessárias para o seu alcance.

A elaboração do Plano Integrado Energia e Clima (PNEC) está prevista na Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à Governação da União da Energia. O referido Regulamento, estabelece que até 31 de dezembro de 2018 os Estados-Membro devem elaborar e apresentar à Comissão um projeto de PNEC, e até 31 de dezembro de 2019 os Estados-Membro devem elaborar e apresentar à Comissão o PNEC final.

 

VOLTAR