Projeto Hymemb da Águas do Algarve considerado um dos melhores do Programa Life

14.06.2018

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­O projeto LIFE Hymemb, liderado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e desenvolvido em parceria com a Águas do Algarve, foi distinguido como um dos dez melhores projetos do programa Life, da União Europeia.

 

O projeto foi selecionado pela Comissão Europeia como um dos dez melhores do programa Life, dos anos 2016 e 2017, na categoria Ambiente.

 

O projeto da LNEC, financiado pelo programa LIFE+ Environment Policy and Governance, visa demonstrar a viabilidade e sustentabilidade da introdução de processos de membrana avançados em estações de tratamento de água, para criar uma barreira mais segura e resiliente contra contaminantes emergentes na produção de água para consumo humano, reduzindo ainda os impactes ambientais.

 

As membranas cerâmicas (PAC/ MF) são já utilizadas em muitos países europeus, mas não em Portugal. A tecnologia passa pela utilização de um processo de tratamento híbrido inovador e avançado de adsorção a carvão ativado em pó com microfiltração cerâmica (PAC/MF).

 

O projeto HyMemb permitiu demonstrar que tecnologias PAC/MF permitem a produção de água de forma sustentável, segundo a Águas do Algarve. A abordagem do projeto passava pela utilização de protótipos para demostrar a uma escala piloto a aplicação ideal e gama de funcionamento de uma base de membrana alternativa (PAC/MF).

 

O protótipo foi instalado na ETA de Alcantarilha, para o estudo das condições operacionais e avaliação da capacidade de remoção de microcontaminantes nomeadamente (pesticidas, herbicidas, antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, vírus, entre outros), que tiveram de ser introduzidos artificialmente na água de alimentação do protótipo PAC/MF.

 

Foto: Águas do Algarve

VOLTAR