Reconversão de plataforma de plásticos dá prémio à LIPOR

12.04.2018

A LIPOR foi reconhecida com o 1º Prémio na categoria PMEs “Excelência no Sistema de Melhoria Contínua”, na 7ª Edição do Prémio Kaizen Lean, promovido pelo Kaizen Institute. O prémio distingue as entidades nacionais que mostram resultados na melhoria contínua dos seus sistemas e operações.

 

A desvalorização, no início de 2017, do preço por tonelada de plásticos diversos, que representam cerca de 40% do material produzido na reciclagem de fluxos de plásticos não embalagem, foi o mote para a Lipor apostar no sistema Kaizen. Em causa estava a a necessidade de maximizar o valor destes materiais, otimizando o processo de triagem. Por isso, foi lançado o foco na “Reconversão da Plataforma dos Plásticos”.

 

 Com esta iniciativa, atuou-se a dois níveis: na melhoria do processo interno com eliminação do desperdício e na revisão do posicionamento e abordagem no mercado. Neste âmbito, foram reorganizados os postos de trabalho e criada uma  dinâmica de reuniões para seguimento de indicadores do processo, planeamento de trabalho, acompanhamento de planos de ação e ciclos de melhoria. Foi também redesenhado o layout da linha e definidos novos procedimentos de operação da linha de triagem.

 

Em paralelo, e no outro foco de ação, a consulta do mercado e revisão da estratégia comercial levou à negociação de melhores soluções comerciais para o material processado, criando-se vários subfluxos com interesse comercial.

 

Para a operação da linha de triagem de plásticos e afinação de plásticos rígidos, estima-se um EBITDA 26% superior ao de 2016, o que se traduzirá num aumento de 86.000€. Para além disso, criou-se um processo de acompanhamento do mercado de comercialização dos plásticos, o que permitirá responder de forma mais ágil a flutuações de mercado e desenvolver novas áreas de negócio na valorização multimaterial.

VOLTAR