Setúbal instala mais contentores de resíduos

07.04.2021

O município de Setúbal conseguiu a aprovação de uma candidatura de perto de 600 mil euros a fundos comunitários, que visa assegurar a segunda fase de um projeto de recolha seletiva de resíduos urbanos biodegradáveis em diferentes áreas residenciais do concelho.

 

Designada por “Recolha Seletiva Coletiva de Proximidade de RUB em Setúbal – 2.ª Fase” , esta iniciativa foi aprovada no âmbito do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, enquadrada no eixo prioritário “Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos”.

 

“O programa desdobra-se em duas ações distintas e permite avançar com o sistema de recolha seletiva, reciclagem e valorização da fração orgânica dos designados Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB), contribuindo para atingir as metas preconizadas para o país no Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU 2020+) e para os países membros da União Europeia no âmbito da Diretiva Quadro dos Resíduos”, informa o município na sua página oficial.

 

Quanto a outras vantagens da candidatura, destacam-se a diminuição do espaço ocupado em aterros, o aproveitamento de recursos para a produção de adubo e energia e a redução da emissão de gases com efeito de estufa.

 

Para operacionalizar o projeto está prevista a aquisição de 42 moloks, com capacidade para armazenamento de três mil litros de lixo, e respetivo sistema controlo de acesso, bem como de 6475 contentores de 20 litros. Está ainda contemplada a aquisição de uma nova viatura pesada, com 16 metros cúbicos de capacidade, destinada exclusivamente à recolha de resíduos orgânicos, Hardware e software para a viatura de recolha e tecnologia RFID – Identificação por Radiofrequência para instalação nos moloks de 3 mil litros, o que permite saber a quantidade produzida de lixo nos diferentes pontos da cidade é outro dos investimentos previstos.

 

Durante a primeira ação, designada “Recolha coletiva de RUB em áreas residenciais”, está programada a implementação de recolha coletiva por proximidade de resíduos urbanos biodegradáveis a munícipes residentes na Brejoeira, Pinhal de Negreiros e Praceta Fernando Lopes Graça, na União de Freguesias de Azeitão, assim como no Bairro do Liceu, Quinta das Amoreiras, Quinta do Quadrado, Urbanização Urbisado, Vanicelos e Várzea, territórios pertencentes à União de Freguesias de Setúbal, abrangendo um total de 6475 alojamentos, o que corresponde a 15 mil e 451 munícipes.

 

A segunda fase, “Recolha Seletiva Coletiva de Proximidade de RUB em Setúbal” inclui ainda a ação “Plano de Comunicação”, e consistirá no desenvolvimento de um conjunto alargado de ações de divulgação, na distribuição de materiais informativos e de sensibilização e na realização de reuniões com a população-alvo.

TAGS: Setúbal , resíduos , contentores , Poseur
Vai gostar de ver
VOLTAR