Sistemas fotovoltaicos inspecionados gratuitamente pela Universidade de Évora

24.06.2020

A campanha “Mais Fotovoltaico, Mais Energia” vai iniciar-se a 24 de junho e oferecer avaliação especializada a produtores de energia fotovoltaica, numa iniciativa da Universidade de Évora que visa contribuir para o desenvolvimento do país no sector da energia solar. A campanha é direcionada a cidadãos ou empresas que possuam uma ou mais unidades de produção fotovoltaicas para autoconsumo, com uma potência nominal igual ou inferior a 30 kW. Será ainda necessário que se encontrem legalmente registadas em Portugal e fora do prazo de garantia do instalador.

 

O diagnóstico e inspeção aos sistemas fotovoltaicos serão desenvolvidos por investigadores e técnicos da Cátedra Energias Renováveis (CER-UÉ) desta universidade, na sequência do trabalho de investigação desenvolvido sobre equipamentos fotovoltaicos, e iniciado no âmbito do projeto GRECO – Fostering a Next Generation of European Photovoltaic Society through Open Science.

 

A anterior campanha, desenvolvida entre janeiro e abril de 2019, recebeu inscrições de 109 instalações fotovoltaicas de 6 países europeus e esteve focada apenas em instalações antigas, idealmente com mais de 15 anos de operação. Os resultados desta primeira campanha foram objecto de um relatório a apresentar à Comissão Europeia, centrado particularmente na taxa de envelhecimento dos sistemas fotovoltaicos e novas técnicas de reparação de módulos fotovoltaicos.

 

O processo de inspeção inclui a elaboração de relatório técnico sobre o sistema, que poderá incluir resultados de análises termográficas, curvas I-V, eletroluminescência, análise dos dados de produção de energia, e conselho para a reparação ou operação.

 

As inspeções desta actual campanha decorrerão de forma gratuita, à exceção de eventuais custos de deslocação e estadia de investigadores e técnicos, ligadas à complexidade do sistema ou a outras dificuldades. o que poderá levar a que seja solicitado ao participante a comparticipação extraordinária destas despesas, previamente orçamentadas.

 

A participação na campanha exige o registo, realizado através de formulário disponível em https://www.catedraer.uevora.pt/informacoes/campanha. Ao registo segue-se um contacto da equipa da CER-UÉ para clarificação da candidatura e das condições do equipamento.

VOLTAR