
Um quarto dos alimentos desperdiçados mataria a fome a 805 milhões de pessoas
Menos de um quarto dos alimentos que são actualmente desperdiçados na Europa e nos Estados Unidos da América seria suficientes para alimentar os cerca de 805 milhões de pessoas que sofrem de fome em todo o mundo.
Estes são dados divulgados pela Comissão Europeia numa altura em que se assinala a sexta semana europeia para a redução dos resíduos (EWWR), que arrancou a 22 de Novembro e se prolonga até dia 30, centrando-se principalmente nos resíduos alimentares. No total serão promovidas mais de nove mil acções por parte de autoridades públicas, entidades privadas, escolas e cidadãos que procuram "uma forma de viver mais sustentável e inteligente".
No âmbito da campanha “Vamos usar os restos para encher estômagos e não caixotes do lixo” os cidadãos são sensibilizados para o custo dos resíduos alimentares. Estão disponíveis várias fichas informativas em inglês, com “sugestões sobre como evitar o desperdício de alimentos, cozinhar com restos e aprender a fazer compostagem”.
Os agregados familiares e as empresas também podem experimentar a calculadora de resíduos alimentares, uma ferramenta inovadora que mostra o custo financeiro dos resíduos alimentares.
O Comissário da União Europeia responsável pelo Ambiente e Pescas, Karmenu Vella, manifestou o seu apoio à iniciativa, cofinanciada pelo programa Life da União Europeia.
Os resíduos alimentares são um problema grave, considerando que, por exemplo, cada agregado familiar do Reino Unido desperdiça, em média, quase 25 por cento dos alimentos que compra, segundo a Comissão Europeia. O desperdício alimentar representa um desperdício dos recursos naturais utilizados para produzir esses alimentos, tais como a água, a energia e o solo.
A semana europeia para a redução dos resíduos, lançada em 2009, tem tido um enorme êxito em toda a Europa, com mais de 25 mil acções de comunicação em 28 países. Faz parte de um esforço pan-europeu para “reduzir os resíduos e melhorar a gestão dos resíduos”.