União de freguesias do Porto aposta na transição energética

15.04.2019

A União de Freguesias de Aldoar Foz do Douro e Nevogilde, que integra o Parque da Cidade do Porto (na foto) , juntou-se à Coopérnico,  cooperativa pioneira de energias renováveis em Portugal. Esta Junta de Freguesia “tomou a decisão por uma questão de competitividade, aliada à visão de um setor energético mais democratizado e à opção pela produção exclusiva a partir de fontes de energia renováveis”, afirma a Coopérnico em comunicado.

 

A cooperativa que defende a produção de energia descentralizada, a comercialização de energia renovável em maior escala e a literacia energética, passa a contar, entre outras entidades, com três Juntas de Freguesia que se juntam a este modelo de gestão diferente no setor energético.

 

A Coopérnico  conta atualmente com  1300 membros e tem por missão envolver os cidadãos, empresas e diferentes entidades na criação de um novo paradigma energético  “democrático, renovável e descentralizado”, afirma. Até hoje, os cidadãos membros da Coopérnico já alavancaram a instalação de mais 1 Megawatt de energia fotovoltaica descentralizada, investindo cerca de 1, 2 milhão de euros, através de 761 contratos, tendo em aberto um projeto de crowdfunding para alargar a sua ação em todo o país.

VOLTAR