Utilização de águas residuais na UE precisa de investimento de 700 milhões

Utilização de águas residuais na UE precisa de investimento de 700 milhões

A Comissão Europeia estima que um investimento de menos de € 700 milhões de euros seria necessário para aumentar o volume de efluentes reutilizados na UE, permitindo passar dos atuais 1,7 mil milhões de m3 / ano para 6,6 mil milhões de m3 / ano.

Assim, Bruxelas propõe introduzir um novo regulamento que estabeleça requisitos mínimos de qualidade para as águas residuais urbanas tratadas para reutilização na rega, e sugere que o volume adicional possa ser entregue por menos de 0,50 € / m3.

De acordo com a visão da estrategia proposta pela Comissão, os investimentos necessários em infraestruturas e a percepção de baixos retornos sobre esse investimento têm como consequência “nenhum aumento significativo na reutilização da água previsto em  cenário de Business-as-usual”.

Embora a CE observe o uso intensivo de energias alternativas nomeadamente para a dessalinização e as transferências de água, é expectável que uma distância máxima de 10 km entre a fonte de águas residuais e a terra irrigada seja aplicável em muitas áreas rurais.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.