Valorpneu apresenta resultados do primeiro estudo realizado no âmbito do “Circuito Portugal 2019”

20.11.2019

A Valorpneu apresentou os resultados obtidos no decorrer da iniciativa “Circuito Portugal 2019”, através do primeiro estudo a nível nacional no âmbito do fluxo específico dos pneus em fim de vida, realizado em parceria com a GFK – Growth from Knowledge.

 

A iniciativa “Circuito Portugal 2019” consistiu numa operação que envolveu a visita a mais de 3000 detentores de pneus usados em Portugal Continental e ilhas. O objetivo passou por conhecer as práticas de cada detentor e o seu nível de conhecimento sobre o sistema, além de aproximar a relação entre estes agentes e a Valorpneu de modo a obter um conhecimento mais profundo sobre as necessidades do setor. 

 

Os resultados obtidos indicaram que as “regiões Norte e Sul revelaram ser as que melhor conhecimento têm sobre o funcionamento do SGPU (Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados), sendo que, globalmente, mais de metade dos detentores (53 por cento) revelam um bom conhecimento sobre o mesmo e 65 por cento encontram-se acima do nível de satisfeitos com o contributo da Valorpneu enquanto gestora deste sistema”, refere a Valorpneu em comunicado.

 

Embora 94 por cento dos detentores de pneus usados se considerem satisfeitos ou plenamente satisfeitos com o sistema, os resultados revelaram que a maioria identificou como principal necessidade um aumento no número de centros de receção. A Valorpneu já se encontra a implementar medidas concretas para ultrapassar esta situação.

 

“Perante os resultados do estudo foi feita uma análise detalhada à geração de pneus usados por distrito e à respectiva capacidade de armazenagem contratada nos diversos concelhos, de modo a identificar lacunas e prevenir zonas com potencial risco. Nesse sentido, foram já ajustados os “Critérios de Selecção de Centros de Recepção de Pneus Usados”, que estão na base dos concursos para adjudicação do serviço de armazenagem temporária de pneus, de forma a colmatar dificuldades. Há ainda um longo trabalho a desenvolver, mas este é já um passo importante”, afirma em comunicado Climénia Silva, directora geral da Valorpneu. 

 

Esta iniciativa permitiu também sensibilizar os detentores para as boas práticas de gestão de pneus, ao ser levado pela primeira vez um pneu telecomandado que relembrou os passos fundamentais a cumprir na gestão destes resíduos.A entidade gestora obteve um balanço positivo na forma como envolve os interlocutores com as suas mensagens.

“76 por cento dos inquiridos confirmaram conhecer a legislação associada à gestão de pneus usados e 86 por cento têm conhecimento que decorrem da legislação obrigações para a sua empresa, o que nos deixa francamente satisfeitos”, refere Climénia Silva.

VOLTAR