Webinar Água&Ambiente - Energia por Artur Trindade

15.06.2020

Pergunta Água&Ambiente

 

O que destaca do Webinar Energia?

 

Responde Artur Trindade

 

A principal conclusão que emana do webinar é a de que a crise pandémica não veio colocar em causa a agenda da descarbonização e da transição energética.

Com efeito, vários intervenientes sublinharam que o contexto económico criado a vários níveis pode ter sido uma antecipação de um cenário futuro com maiores índices de descarbonização. Por exemplo, as alterações dos preços relativos da energia de origem fóssil e a diminuição forte do consumo criaram cenários nos mercados e na operação do sistema que podem vir a ser semelhantes aos que iremos observar num período pós transição energética.

Este evento também ficou marcado pela notícia da regulamentação dos gases de origem renovável. Aliás, a relação entre estes gases e as opções de mobilidade e de utilização de eletricidade de origem renovável foi um dos temas mais relevantes.

Neste aspeto conclui-se ser fundamental uma adequada coordenação entre os instrumentos de incentivo à inovação tecnológica e esta vertente do desenho da política energética.

 

Artur Trindade foi o moderador do Webinar Energia que o jornal Água&Ambiente organizou no início  de Junho.

VOLTAR