Workshops técnicos são novidade da 14.ª Expo Conferência da Água

01.10.2019

Os workshops técnicos são uma das novidades da 14.ª edição da Expo Conferência da Água, que decorre em Lisboa, de 10 a 12 de dezembro. Esta é uma organização do jornal Água&Ambiente e constitui uma iniciativa de referência do setor por trazer ao debate as questões que marcam a atualidade e antecipam as tendências.

 

A primeira edição dos “Workshops Técnicos A&A. Água” terá o dia 12 de dezembro inteiramente dedicado aos temas que mais preocupam os quadros técnicos e operacionais da gestão dos serviços de águas. 

 

Os temas surgiram a partir do contacto com os próprios técnicos de algumas entidades gestoras e vão ao encontro das necessidades que sentem diariamente no desempenho das suas funções.

 

De cerca de quatro dezenas de temas sugeridos foram seleccionados sete que fazem parte desta 1.ª edição: otimização e eficiência das redes e combate às perdas; soluções low cost para reduções de perdas de água; análise ao estado das redes com soluções tecnologias e sem obras; controlo da pressão e qualidade da água nas redes prediais; análise dos parâmetros da qualidade da água ao minuto; contaminantes persistentes e saúde pública e ainda soluções para o tratamento de lamas in situ.

 

Na abertura da 14.ª Expo Conferência da Água, a 10 de dezembro, os olhares ficarão postos nas “orientações políticas do novo Governo 2019-2023”, a que se seguirá um balanço do setor. Será uma oportunidade para verificar o estado dos sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, a contribuição do setor privado e haverá ainda espaço para fazer o ponto da situação das agregações para a gestão da água na baixa.

Na tarde do primeiro dia da Expo Conferência será abordada a temática dos “investimentos mobilizadores de oportunidades para o mercado da água”, que incluirá um grande debate sobre a renovação das infraestruturas, um dos desafios do setor.

Depois da análise ao regulamento tarifário dos serviços de água segue-se uma reflexão sobre as concessões. “Por que não há novas concessões a privados?” é mote para  discussão. Ao final da tarde decorrerá a cerimónia de entrega dos prémios e selos de qualidade dos serviços de águas e resíduos ERSAR - 2019 (vertente águas).

 

O segundo dia da 14.ª Expo Conferência da Água, 11 de dezembro, abrirá com o tema da diretiva da água para consumo humano que ditará as novas regras para produtos e materiais em contacto com a água. A alteração dos parâmetros de qualidade das descargas de efluentes nos meios recetores será outro dos desafios a debater, bem como a gestão das lamas e a ligação das redes em baixa atendendo a que a falta de adesão ao serviço é um ponto crítico para a sustentabilidade do setor.


EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS DE ÁGUAS

Neste dia, a Expo Conferência da Água acolherá ainda a terceira edição do “Fórum de Excelência dos Serviços de Águas” com a referenciação de casos que constituem exemplos de boas práticas da regulação económica da gestão direta dos serviços de águas, o tema escolhido para esta edição do Fórum. Organizado em parceria com a ERSAR, o “Fórum de Excelência dos Serviços de Águas”, visa contribuir para a capacitação das entidades gestoras dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.

 

A “Agenda A&A. Água 2020” regressa à Expo Conferência. Já estão listados os grandes temas que vão marcar a agenda do setor no próximo ano. Entre os temas identificados estão o novo plano estratégico para o setor 2021-2027 e ainda o mecanismo de financiamento para a renovação de infraestruturas. Potenciar a adesão e utilização dos sistemas públicos é outra temática identificada, a par do desafio que constituem as agregações. A profissionalização e digitalização do setor da água – indústria 4.0 é outra das questões elencadas. Num momento de grande interatividade, a plateia vai eleger por escrutínio o tema principal da “Agenda A&A. Água 2020”, a que se seguirá um debate.

 

Ainda no dia 11 de dezembro terá lugar a cerimónia de entrega dos “PT Global Water Awards 2019 – Jornal Água&Ambiente. PPA” – 3.ª edição, que distinguirá a internacionalização das empresas do cluster português da água. As distinções estão divididas em cinco categorias: serviços; empreitadas; fornecimentos de bens e equipamentos, start-up e I+D+I (Iniciativas transnacionais de investigação, desenvolvimento e/ou inovação).

VOLTAR