Os workshops técnicos são uma das novidades da 14.ª edição da Expo Conferência da Água, que decorre em Lisboa, de 10 a 12 de dezembro. Esta é uma organização do jornal Água&Ambiente e constitui uma iniciativa de referência do setor por trazer ao debate as questões que marcam a atualidade e antecipam as tendências.
A primeira edição dos “Workshops Técnicos A&A. Água” terá o dia 12 de dezembro inteiramente dedicado aos temas que mais preocupam os quadros técnicos e operacionais da gestão dos serviços de águas.
Os temas surgiram a partir do contacto com os próprios técnicos de algumas entidades gestoras e vão ao encontro das necessidades que sentem diariamente no desempenho das suas funções.
De cerca de quatro dezenas de temas sugeridos foram seleccionados sete que fazem parte desta 1.ª edição: otimização e eficiência das redes e combate às perdas; soluções low cost para reduções de perdas de água; análise ao estado das redes com soluções tecnologias e sem obras; controlo da pressão e qualidade da água nas redes prediais; análise dos parâmetros da qualidade da água ao minuto; contaminantes persistentes e saúde pública e ainda soluções para o tratamento de lamas in situ.
Na abertura da 14.ª Expo Conferência da Água, a 10 de dezembro, os olhares ficarão postos nas “orientações políticas do novo Governo 2019-2023”, a que se seguirá um balanço do setor. Será uma oportunidade para verificar o estado dos sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, a contribuição do setor privado e haverá ainda espaço para fazer o ponto da situação das agregações para a gestão da água na baixa.
Na tarde do primeiro dia da Expo Conferência será abordada a temática dos “investimentos mobilizadores de oportunidades para o mercado da água”, que incluirá um grande debate sobre a renovação das infraestruturas, um dos desafios do setor.
Depois da análise ao regulamento tarifário dos serviços de água segue-se uma reflexão sobre as concessões. “Por que não há novas concessões a privados?” é mote para discussão. Ao final da tarde decorrerá a cerimónia de entrega dos prémios e selos de qualidade dos serviços de águas e resíduos ERSAR - 2019 (vertente águas).
O segundo dia da 14.ª Expo Conferência da Água, 11 de dezembro, abrirá com o tema da diretiva da água para consumo humano que ditará as novas regras para produtos e materiais em contacto com a água. A alteração dos parâmetros de qualidade das descargas de efluentes nos meios recetores será outro dos desafios a debater, bem como a gestão das lamas e a ligação das redes em baixa atendendo a que a falta de adesão ao serviço é um ponto crítico para a sustentabilidade do setor.
EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS DE ÁGUAS
Neste dia, a Expo Conferência da Água acolherá ainda a terceira edição do “Fórum de Excelência dos Serviços de Águas” com a referenciação de casos que constituem exemplos de boas práticas da regulação económica da gestão direta dos serviços de águas, o tema escolhido para esta edição do Fórum. Organizado em parceria com a ERSAR, o “Fórum de Excelência dos Serviços de Águas”, visa contribuir para a capacitação das entidades gestoras dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.
A “Agenda A&A. Água 2020” regressa à Expo Conferência. Já estão listados os grandes temas que vão marcar a agenda do setor no próximo ano. Entre os temas identificados estão o novo plano estratégico para o setor 2021-2027 e ainda o mecanismo de financiamento para a renovação de infraestruturas. Potenciar a adesão e utilização dos sistemas públicos é outra temática identificada, a par do desafio que constituem as agregações. A profissionalização e digitalização do setor da água – indústria 4.0 é outra das questões elencadas. Num momento de grande interatividade, a plateia vai eleger por escrutínio o tema principal da “Agenda A&A. Água 2020”, a que se seguirá um debate.
Ainda no dia 11 de dezembro terá lugar a cerimónia de entrega dos “PT Global Water Awards 2019 – Jornal Água&Ambiente. PPA” – 3.ª edição, que distinguirá a internacionalização das empresas do cluster português da água. As distinções estão divididas em cinco categorias: serviços; empreitadas; fornecimentos de bens e equipamentos, start-up e I+D+I (Iniciativas transnacionais de investigação, desenvolvimento e/ou inovação).