Entrevista

"Há 20 anos os problemas eram mais concretos e localizados"

No ano em que o jornal Água&Ambiente comemora o aniversário dos 20 anos lançámos 20 perguntas ao seu diretor, Fernando Santana, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnlogia, da Universidade Nova de Lisboa, e diretor desta faculdade de 2006 a 2018.
ESPECIAL 20 ANOS

Há duas décadas a antecipar o futuro

Para assinalar os 20 anos do jornal Água&Ambiente os ministros do ambiente das últimas duas décadas elegem nestas páginas duas medidas da sua governação. Personalidades do setor traçam marcos do passado, projetam desafios do futuro e revisitam artigos marcantes.
Editorial

Água&Ambiente 20 anos: 20 valores

Parabéns, João [Belo]! Daqui a vinte anos, estou certo que, com o seu inabalável entusiasmo e aquele seu toque optimista, próprio dos fazedores, o Água&Ambiente já terá circulação mundial, chamar-se-á The Environmentalist, como um dia discutimos, sendo publicado em várias línguas (...).
ESPECIAL 20 ANOS

Em 2039... teremos menos produção de resíduos, mais circularidade

Em 2039... teremos menos produção de resíduos, mais circularidade. As administrações públicas passarão a adoptar cada vez critérios mais verdes nas suas compras e serviços e os consumidores também irão lidar de forma diferente com os resíduos dentro da própria casa.
ESPECIAL 20 ANOS

Em 2039... escassez será maior problema do que a qualidade da água

Em 2039... escassez será maior problema que a qualidade da água. Mesmo que a água seja usada de forma mais eficiente, a intensificação agrícola necessária para responder à crescente procura mundial por alimentos poderá levar a um stress hídrico severo em muitas regiões do mundo.
ESPECIAL 20 ANOS

Em 2039... teremos edifícios com necessidades quase nulas de energia

Em 2039.. teremos edifícios com necessidades quase nulas de nergia. A tecnologia blockchain poderá aumentar a confiança, a transparência e a segurança num sistema de negociação de energia peer-to-peer distribuído e direto.