Capa

Governo prepara terreno para concorrência nas embalagens

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, quer reforçar a intervenção da administração nas câmaras de compensação, aumentar o controlo sobre materiais provenientes dos TMB e canalizar mais verbas para a sensibilização no âmbito das novas licenças de fluxos específicos.
Editorial

Editorial Fernando Santana

“Imagine-se que a recolha selectiva era realizada porta a porta por operadores, pequenos ou grandes, cuja sobrevivência económica era função do material recolhido. Eles próprios se encarregariam, para seu benefício, de criar estímulos/incentivos para interessar os utentes na separação”
Entrevista

CATARINA SELADA: “A descarbonização da economia é o mote para o lançamento do modelo das smart cities”

A criação de um cluster de cidades inteligentes visa reunir condições para o aparecimento de novos projectos nesta área e posicionar Portugal num mercado global em crescimento.
Análise

Barreiro e Seixal: descontaminação de solos avança em marcha lenta

Barreiro e Seixal, na península de Setúbal, têm ainda as marcas deixadas pela actividade do complexo fabril da CUF e da Siderurgia. O jornal Água&Ambiente faz o ponto de situação do processo de descontaminação.
Atualidade

PO SEUR: 25 por cento dos fundos para o ambiente já foram disponibilizados

Trinta e sete projectos foram aprovados no primeiro ano de implementação do programa operacional, envolvendo um apoio comunitário da ordem dos 130 milhões de euros.
Destaque

O que faltava na certificação ambiental

A publicação da norma de certificação de sistemas de gestão ambiental ISO 14001:2015 marcou o fim de um longo processo de revisão da mesma. Apesar de algumas lacunas, a nova versão, que substitui a de 2004, satisfaz as expectativas das empresas do sector.
1 de 2