Capa

Governo quer facilitar inovação para acelerar economia circular

Na 10ª edição do Fórum Nacional da Resíduos, foi analisado o impacto da nova política europeia para a economia circular no sector dos resíduos.
Editorial

EDITORIAL – Fernando Santana

“Há que deixar de falar em “resíduos” e passar a referi-los como “materiais residuais”. A designação “resíduos” induz erradamente a noção de alguma coisa que restou e que não tem utilidade"
Entrevista

Humberto Rosa: Economia circular “deve ser adaptada à circunstância de cada Estado-membro”

Segundo o director para o Capital Natural da Direcção-Geral de Ambiente da Comissão Europeia, Humberto Rosa, o novo pacote para a economia circular justifica uma revisitação dos instrumentos de planeamento na área dos resíduos e exige que se acautelem riscos de sobrecapacidade.
Análise

85 entidades gestoras de água têm níveis de atendimento inferiores a 70 por cento

O PENSAAR 2020 prevê investimentos de 450 milhões para expansão e fecho de redes de águas. O aviso do PO SEUR aberto até ao próximo mês de Junho com uma dotação financeira de 70 milhões de euros pode ser a última grande oportunidade para universalizar o serviço.
Atualidade

Primeiras agregações em baixa em curso

O portal Ambiente Online identificou alguns dos processos de agregação que estão já a decorrer.
Destaque

Laboratórios nacionais têm de ganhar massa crítica num mercado cada vez mais competitivo

A água e a qualidade do ar são as grandes áreas do ambiente dinamizadoras do mercado dos laboratórios em Portugal. As entidades posicionam-se face às novas exigências e à necessidade de serem cada vez mais competitivas.
1 de 2