Informação da Entidade
Nome da entidade: Valorpneu - Sociedade de Gestão de Pneus, Lda.
Tipo de entidade: Empresa
Setores: Resíduos
Produtos e Serviços
Descrição de produtos e serviços: Organizar e gerir o sistema de recolha e destino final dos pneus usados em todo o território nacional, com vista à implementação de uma abrangente rede de recolha, de uma correcta triagem dos pneus passíveis de recauchutagem e do encaminhamento dos restantes para reciclagem ou outras formas de valorização
Representações e marcas: 1 450 produtores aderentes ao Sistema Integrado de Gestão e Pneus Usados.
Informação Financeira
Capital social: 30000
Volume de negócios (€): 9500000
Nº de colaboradores: 6
Historial
Início de atividade: 2002
Missão: Organização e gestão do sistema integrado de recolha, transporte e destino final dos pneus usados a nível nacional (S.G.P.U.).
Objetivo: Organização e gestão do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados decorrente do Dl 111/2001, através da recolha, transporte e encaminhamento para destino final adequado dos pneus usados gerados anualmente; São igualmente objetivos a comunicação e sensibilização e a investigação e desenvolvimento de novos métodos para o tratamento dos pneus e de novas aplicações.
Contactos
Telefone: 213032303
Morada: Avenida Torre de Belém, n.º 29
1400-342 Lisboa
Coordenadas: 38.699461,-9,214203
Apresentação
A Valorpneu é a entidade licenciada por decisão conjunta dos Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Economia e da Inovação, para exercer a actividade de gestão do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados. Foi constituída em 2002, por iniciativa de 3 associações, a ACAP - Associação Automóvel de Portugal, a ANIRP – Associação Nacional dos Industriais de Recauchutagem de Pneus e a APIB - Associação Portuguesa dos Industriais de Borracha, no âmbito do DL111/2001, que preconiza a responsabilidade do produtor pelo destino adequado dos pneus.
Atividade
Principais obras e projetos: Com a concepção e implementação de uma rede de 40 pontos de recolha no Continente e 9 nas Regiões Autónomas, 3 recicladores, 4 unidades de valorização energética e 33 recauchutadores aderentes ao sistema, a Valorpneu concretiza anualmente a recolha de cerca de 100 mil toneladas de pneus usados e a sua adequada recauchutagem e valorização
Principais clientes: Bridgestone Portugal - Soc. Imp. Comerc. de Prod. Borracha, Unipessoal, Lda; Continental Pneus (Portugal), SA; Goodyear Dunlop Tires Portugal; Michelin España Portugal, SA; Pirelli Neumáticos, SA (Sucursal em Portugal); Yokohama Ibéria, SA (Sucursal Portuguesa).
RESPONSÁVEL PELA ENTIDADE

Silva, Climénia

Diretora-Geral
03-05-1961
Formação académica
Licenciatura em Gestão e Organização de Empresas.
Carreira profissional
Desde 2004 - Diretora-Geral da Valorpneu; De 1989 a 2004 - Diretora Financeira em Empresa Multinacional do Sector do Pneumático; De 1985 a 1989 - Consultora na empresa internacional Ernst & Young.