Informação da Entidade
Nome da entidade: Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto
Tipo de entidade: Empresa
Setores: Resíduos
Produtos e Serviços
Representações e marcas: Nutrimais.
Informação Financeira
Nº de colaboradores: 191
Historial
Início de atividade: 1982
Missão: Queremos estar no mercado global e criar tendências para o futuro sustentável.
Objetivo: Empreender soluções inovadoras na gestão de recursos promovendo uma abordagem circular e a criação de valor partilhado.
Contactos
Telefone: 229770100
Morada: Rua da Morena, n.º 805 | 4435-746 Baguim do Monte, Endereço Postal: Apartado 1510 | 4435-996
Baguim do Monte
Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/lipor/
Coordenadas: 41.199460, -8.545834
Apresentação


A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados. Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor. A nível nacional, a LIPOR pretende ser impulsionadora da temática da Economia Circular, através da partilha de novas estratégias e procura de soluções mais eficazes.
Atividade
Certificações: Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde, Inovação e Responsabilidade Social.
Principais obras e projetos: Central de Valorização Energética Lipor; Centro de Triagem Lipor; Central de Valorização Orgânica.
Principais clientes: Municípios Associados e Rede Elétrica Nacional.