
REDES ENERGÉTICAS, SOLUÇÕES DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA E PERSU 2030. RAZÕES PARA ESTAR NA SEMANA DE AMBIENTE!
Já estamos em contagem decrescente para a próxima edição da Semana do Ambiente, que se realiza de 21 a 28 de novembro no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, e há várias boas razões para marcar esta data no calendário:
11.º FÓRUM ENERGIA
- Debater os grandes desafios das redes energéticas
O debate está agendado logo para o primeiro dia do 11.º Fórum Energia, que reúne os profissionais do setor nos dias 21 e 22 de novembro, e junta à mesma mesa um leque alargado de stakeholders, para aferir os desafios específicos que se colocam na expansão e gestão das infraestruturas de transporte e distribuição, quer de eletricidade, quer de gás, no contexto da transição energética. Um debate abrangente e acutilante sobre uma questão central para o setor.
18.ª EXPO CONFERÊNCIA DA ÁGUA
- Avaliar as melhores soluções de armazenamento de água
A resposta do país à escassez de água é um dos temas centrais da 18.ª Expo Conferência da Água, que se realiza nos dias 23 e 24 de novembro, e haverá oportunidade não só para avaliar medidas tomadas até agora e retirar lições da experiência de outros países nesta área, mas também para discutir e analisar que necessidades concretas se perspetivam de construção de novas infraestruturas no futuro próximo, sejam transvases ou novas barragens. Esperam-se visões diferentes, mas uma preocupação comum: garantir que existe água disponível em quantidade suficiente para as necessidades.
17.º FÓRUM RESÍDUOS
- Saber como vai ser posto em prática PERSU 2030
Os municípios e sistemas de gestão de resíduos urbanos estão a ultimar os planos municipais, intermunicipais e multimunicipais de ação que vão permitir concretizar os objetivos inscritos no PERSU 2030 e no 17.º Fórum Resíduos, que sobe ao palco a 27 e 28 de novembro, vai ser possível identificar as principais prioridades de investimento bem como as preocupações dos agentes do setor, mas também perceber como vai funcionar a monitorização do cumprimento do plano. Publicada a estratégica, o foco vira-se para a implementação no terreno das ambiciosas metas de reciclagem e o Fórum Resíduos é, como sempre, uma paragem obrigatória para perceber o que aí vem.
Marque já na sua agenda!