
PATROCÍNIO
EGF
A ação é para hoje e não temos tempo a perder
Voltamos ao Fórum Nacional de Resíduos e mais uma vez voltamos a falar do PERSU e dos planos municipais, das metas ambiciosas e dos planos de investimento – temas constantes em cima da mesa de qualquer gestor, mas que este ano trazem finalmente o impulso de um PERSU aprovado e a dinâmica e energia dos planos de ação que precisam de ser colocados em prática.
Dos muitos desafios em cima da mesa – opções tecnológicas, desafios técnicos, localizações futuras para novas instalações, circuitos mais inteligentes, mais disponibilidade para atender o cidadão, entre outros – existem três desafios que serão porventura os que têm maior dimensão.
O primeiro desafio é o de decidir com base em factos, opções técnicas fiáveis e disponíveis em tempo útil, que resolvam problemas e implementem soluções coletivas que tragam benefício ao serviço público essencial que nos serve a todos como cidadãos. Se forem estes os critérios na escolha de soluções, não se cairá na tentação de escolher soluções topo de gama que servem apenas alguns ou soluções que são vendidas como milagres da tecnologia, mas que nunca foram utilizados em larga escala ou que apresentam custos muito acima do que podemos pagar.
O segundo desafio é o de articular a inovação tecnológica e de processos com a eficiência e o reflexo nos custos. Se por um lado devemos ser desafiados por novos processos e formas de fazer as coisas, até auxiliados por novas ferramentas como a inteligência artificial, por outro há que ponderar a sua utilização no contexto real e os custos humanos e financeiros de todas as operações.
Por fim, mas não menos importante, o desafio da cooperação. É em cooperação, numa visão global dos desafios e soluções e na partilha de infraestruturas, de produtos valorizados e de recursos, que o objetivo global, que é o objetivo do país, será alcançado.
Emídio Pinheiro
Presidente do Conselho de Administração da EGF
A EGF é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Integrada no Grupo MOTA-ENGIL/URBASER, é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.
A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas concessionárias (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor, Valorsul), constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU), servindo uma população de 6,3 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal.
Rua Mário Dionísio, n.º2, 2799-557 LINDA-A-VELHA
Tel. 214 158 200
Website: www.egf.pt
Linha da Reciclagem: 800 911 400 | www.linhadareciclagem.pt
Links:
- Linha da Reciclagem: www.linhadareciclagem.pt
- Visitas Virtuais: https://egfvisitas360.azurewebsites.net/
- Relatório de Sustentabilidade: https://www.egf.pt/pt/sustentabilidade/visao-e-estrategia/