Lipor

PATROCÍNIO

Lipor

Mudar o paradigma!

 

A LIPOR está a mudar a forma como a reciclagem, no contexto da gestão de resíduos, é encarada em Portugal.

A LIPOR tem desenvolvido a capacidade de valorizar em várias dimensões todos os resíduos que são produzidos nos seus 8 Municípios associados. A LIPOR transforma esses resíduos em novos materiais, composto orgânico, gás e energia elétrica, que os tornam elementos de uma economia circular que poupa o país à extração ou à compra de novas matérias-primas, ou outros combustíveis fosseis, limitando as emissões de gases com efeito de estufa em Portugal.

A LIPOR tem desempenhos excecionais em todos os domínios em que atua e em termos de reciclagem, comparam bem com os países mais avançados na Europa e no Mundo. Em setembro, inaugurou uma nova linha de triagem e de processamento de resíduos de embalagens, a mais moderna e de maior capacidade da Península Ibérica.

A LIPOR está a trilhar o caminho que a levará em breve à meta “Zero Aterro”. Atualmente cerca de 1% dos resíduos a seu cargo têm ainda este destino.

Se Portugal inteiro tivesse um desempenho semelhante, tudo estaria, não direi perfeito, mas bastante bem. O problema é que na gestão de resíduos o País, no seu todo, continua atrasado e sem aproveitar as oportunidades.

É aqui que a LIPOR tem algo a dizer para ajudar o País a mudar o seu paradigma de gestão: os resíduos têm de ser encarados como recursos, tratando-os num processo de reciclagem amigo do ambiente e mais inteligente. A sua reutilização é uma das bases da economia circular e, como a LIPOR tem provado – apesar da elevada carga fiscal imposta pela Autoridade Tributária – é possível gerar valor e rentabilidades criando produtos e prestando serviços especializados.

Para atingir as metas do PERSU 2030, Portugal tem de mudar o seu paradigma de gestão como a LIPOR já fez há muito!

A LIPOR pode e quer ajudar o país a mudar de página na gestão dos resíduos.

 

José Manuel Ribeiro

Presidente do Conselho de Administração da LIPOR

 

A LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto – foi fundada em 1982 como Associação de Municípios e gere, valoriza e trata resíduos urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. Ao mesmo tempo continuamos a partilhar boas práticas, complementadas com campanhas de sensibilização junto da população. 
Tratamos, todos os anos, cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por cerca de 1 milhão de habitantes.

Sustentamo-nos nos modernos conceitos de gestão de resíduos, que preconizam a adoção de sistemas integrados e a minimização da deposição de resíduos em Aterro. Por isso, desenvolvemos uma estratégia integrada de gestão baseada em quatro componentes principais: a Valorização Multimaterial, a Valorização Orgânica e a Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados dos processos e de resíduos previamente preparados.
E este universo cresceu de forma natural e abraçamos, cada vez mais, novos projetos e serviços, reforçando assim o nosso caminho estratégico.

 

Rua da Morena, 805
4435-746 BAGUIM DO MONTE
Tel.: 229 770 100 | Fax.: 229 756 038
E-mail: info@lipor.pt
Web: https://www.lipor.pt/pt/
Facebook: https://www.facebook.com/Lipor.pt/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liporoficial/?originalSubdomain=pt
YouTube: https://www.youtube.com/user/TheLIPOR/videos
Instagram: https://www.instagram.com/lipor.pt/?hl=pt

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.