
15.º Fórum Resíduos coloca limpeza urbana na agenda
O 15.º Fórum Resíduos coloca o tema da limpeza urbana na agenda, em debate marcado para o próximo dia 11 de novembro, numa altura em que tomam posse novos executivos municipais e que as autarquias assumem novos desafios – como a recolha de biorresíduos.
Para Luísa Schmidt, investigadora principal do ICS-UL, que vai moderar o painel, este é “o momento certo” para resolver o problema, que exige um esforço coletivo, envolvendo os cidadãos e os poderes públicos de proximidade. “Uma cidade de bem-estar requer que todos participemos e que todos estejamos envolvidos no cuidado deste bem comum que são os espaços públicos urbanos dos bairros e das cidades”, sublinha.
No painel dedicado à “Limpeza urbana e atratividade das cidades” vão debater-se obstáculos e necessidades, desde opções de recolha e contentorização a modelos de financiamento, passando pelas dificuldades das empresas prestadoras de serviços.
O debate incluirá intervenções de Leonel Silva, vereador do Ambiente na Câmara Municipal de Câmara de Lobos; Eduardo Marques, presidente da AEPSA; e Miguel Nunes, Vogal do Conselho de Administração da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
A 15.ª edição do Fórum Resíduos decorre a 10 e 11 de novembro, no hotel Sana Malhoa, em Lisboa.