16.º Fórum Resíduos explora oportunidades na energia

27.07.2022

O 16.º Fórum Resíduos realiza-se nos próximos dias 17 e 18 de novembro e as oportunidades que o setor pode captar na área da energia será um dos temas em destaque no evento.

 

Portugal tem objetivos ambiciosos de descarbonização da sua economia e a urgência de conter a subida dos custos energéticos é uma preocupação transversal a vários setores. O setor dos resíduos não é exceção e, na próxima edição do evento de referência do setor, discute-se com detalhe e pertinência, as oportunidades mais aliciantes neste domínio, nomeadamente na área dos gases renováveis.

 

O Governo prometeu uma Estratégia Nacional para o Biometano, que está a ser ultimada e que, só no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, foram já destinados 185 milhões para apoiar projetos de hidrogénio e gases renováveis.

 

No 16.º Fórum Resíduos, queremos analisar as oportunidades que se abrem ao setor com esta estratégia – seja na área da mobilidade, de autoconsumo ou injeção na rede de gás –, escrutinar os apoios que podem ser captados para estas iniciativas e retirar lições dos projetos já em curso.

 

De resto, o setor dos resíduos está já atento a outras oportunidades na área da energia, nomeadamente de produção de energia elétrica para autoconsumo, que contribuem para minimizar custos da atividade e agilizar a transição energética.

 

Recorde-se que, ainda este mês, a Resíduos do Nordeste inaugurou a Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) de Energia Elétrica da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico (UTMB), em Mirandela, como noticiou o Ambiente Online. Trata-se de um investimento de 320 mil euros, que irá possibilitar uma produção anual estimada em 455,7 MWh, estando já previstas outras duas unidades de produção para autoconsumo a instalar no Centro de Triagem e na Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes.

 

O 16.º Fórum Resíduos será o espaço privilegiado para mapear novas possibilidades de fazer face a um futuro incerto no plano energético, identificando soluções de futuro e antecipando um país e um setor cada vez mais descarbonizados.

 

MARQUE JÁ A SUA PRESENÇA!  

TAGS: Fórum Resíduos , resíduos , energia , semana de ambiente
Vai gostar de ver
VOLTAR