
16.º Fórum Resíduos: O programa chegou!
O setor dos Resíduos tem metas muito exigentes para cumprir em poucos anos e é fundamental que todos os agentes do setor estejam alinhados para que estas possam ser uma realidade.
Como sucede todos os anos, o 16.º Fórum Resíduos junta decisores e financiadores, especialistas e entidades no terreno para discutir, com rigor e propriedade, os caminhos a seguir e os obstáculos a superar e assume-se, por isso, como o espaço privilegiado para acertar agulhas. Os temas em análise estão identificados e a contagem decrescente já começou: o evento de referência do setor tem data marcada para os próximos dias 17 e 18 de novembro.
No 16.º Fórum Resíduos dá-se prioridade à concretização no terreno dos objetivos estratégicos inscritos no PERSU 2030, identificando os investimentos necessários e as formas de os financiar, assim como as dificuldades que se adivinham e as estratégias traçadas pelos agentes do setor para as ultrapassar. Haverá ainda espaço para explorar as novas oportunidades que se vislumbram no horizonte – na produção de gases renováveis e no recurso a novas soluções de valorização energética – que podem contribuir para resolver problemas, mas também trazer receitas adicionais a um setor cada vez mais pressionado.
Em grande foco no 16.º Fórum Resíduos estará ainda o novo modelo de gestão de fluxos específicos de resíduos, que deverá afetar a atividade de um amplo de leque de entidades e traçar linhas de referência para os novos fluxos que vão ser criados nos próximos anos. No setor das embalagens, discutem-se ainda os moldes de funcionamento do novo sistema de depósito e retorno e as formas de integrar o fluxo não urbano no SIGRE.
Os novos desafios que se colocam à gestão de resíduos não urbanos e as mudanças que se antecipam no mercado de resíduos perigosos terão também um lugar de destaque no próximo Fórum Resíduos.
Pode conhecer todos os temas e questões que estarão em discussão no 16.º Fórum Resíduos neste link.
MARQUE JÁ A SUA PRESENÇA!