Controlo de preços no mercado ibérico em análise no 10º Fórum Energia

20.07.2022

A Comissão de Ambiente e Energia da Assembleia da República ouviu na semana passada o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, sobre a oportunidade do mecanismo ibérico recentemente criado que estabelece o preço para o gás usado na produção de eletricidade.

 

Uma medida aceite e aprovada pela Comissão Europeia, mas que promete continuar a extremar posições entre aqueles que consideram uma ingerência nas regras do mercado e aqueles que consideram que, dado o contexto particular da Península Ibérica em matéria de energia, impõe-se nas atuais circunstâncias apoiar os consumidores, sejam domésticos seja a indústria.

 

Uma questão que o Jornal Água & Ambiente promete debater no seu 10 º Fórum Energia, que se realiza em novembro, em profundidade e sem preconceitos. Em análise estará a implementação e os resultados alcançados com esta medida, que estará em vigor até maio de 2023. No palco do evento de referência do setor da Energia, discute-se o balanço da aplicação deste mecanismo e o impacto concreto que está a ter no mercado da eletricidade, mas também as limitações e problemas que decorrem da sua implementação.

 

A aplicação deste mecanismo de controlo de preços dá ainda o mote para uma reflexão mais abrangente sobre a evolução do mercado ibérico de eletricidade e a oportunidade de repensar o seu modo de funcionamento.   

 

Os principais protagonistas do setor juntam-se nos próximos dias 15 e 16 de novembro para escalpelizar os grandes temas na área da energia e este é um dos pontos fortes da agenda.

 

MARQUE JÁ A SUA PRESENÇA

TAGS: Fórum Energia , energia , eletricidade , conferências
Vai gostar de ver
VOLTAR