9.º Fórum Energia: Os protagonistas dos mercados de Portugal e de Espanha debatem formação de preços de eletricidade

22.09.2021

 

 

O 9.º Fórum Energia promove, já no próximo dia 8 de novembro, uma reflexão, necessária e premente, sobre o modelo de formação de preços de eletricidade no mercado ibérico, envolvendo responsáveis de Portugal e Espanha. “Vivemos momentos desafiantes naquilo que toca ao desenvolvimento dos mercados de energia, em toda a Europa e, em particular, na Península Ibérica”, salienta o ex-secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, que vai moderar os trabalhos.

 

A evolução do mercado do gás natural e o novo plano da União Europeia “para reduzir ainda mais drasticamente as emissões de gases de efeito de estufa”, salienta ainda Artur Trindade, são aspetos que “influenciam bastante os mercados de energia elétrica na sua vertente ibérica e na sua vertente europeia” e que estarão em foco no 9.º Fórum Energia.

 

O painel de especialistas deverá incluir a participação de Eduardo Teixeira, diretor de Mercados e Consumidores da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos; Jorge Costa, secretário-geral da Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Consumidores de Energia Elétrica; María Jesús Martín, diretora da Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (regulador espanhol); Rafael Gomez-Elvira, diretor do OMIE - Grupo Operador do Mercado Ibérico de Energia; Raúl Yunta, presidente  do MIBGAS - Mercado Organizado de Gás na Península Ibérica e do professor universitário, Tomas Gomez.

 

O Fórum Energia, o Fórum Resíduos e a Expo Conferência da Água decorrem de 08 a 15 de novembro no hotel Sana Malhoa, em Lisboa. As iniciativas Água&Ambiente regressam, assim, em versão presencial, naquela que será “Uma Semana de Ambiente”.

VOLTAR