Bruxelas investe 122ME em 47 projetos para descarbonizar economia, dois são portugueses

Bruxelas investe 122ME em 47 projetos para descarbonizar economia, dois são portugueses

A Comissão Europeia anunciou a mobilização de 122 milhões de euros para 47 projetos europeus destinados a investimentos em energias alternativas e menos poluentes, com vista à descarbonização da economia, dois dos quais são portugueses.

 

Em causa estão, desde logo, subvenções que apoiarão "projetos destinados a introduzir tecnologias hipocarbónicas em setores com utilização intensiva de energia e nos setores do hidrogénio, do armazenamento de energia e das energias renováveis", acrescenta a instituição.

 

Ao abrigo desta categoria, Bruxelas selecionou um projeto da portuguesa Navigator para conversão de fábrica de celulose de gás natural para biomassa, com o objetivo de reduir "as emissões diretas de gases com efeito de estufa provenientes do forno de cal da fábrica de celulose", tendo em vista a mitigação em 76% a emissão de gases de efeito estufa.


Além das subvenções, o investimento agora anunciado abrange "uma ajuda ao desenvolvimento de projetos no valor máximo de 4,4 milhões de euros, cujo objetivo é contribuir para a sua maturação", num total de 15 projetos abrangidos em 10 Estados-membros da UE e na Noruega.


Quanto a esta categoria, foi escolhido um projeto da empresa Hyperion Energy Investments, que visa "fornecer hidrogénio verde a um sítio industrial local apoiado pela geração fotovoltaica e por um sistema de baterias", segundo a ficha técnica também facultada por Bruxelas à imprensa.


Os projetos selecionados, no âmbito do convite à apresentação de propostas, terão até quatro anos para utilizar as verbas comunitárias alocadas.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.