Cascais Ambiente e Associação Limpeza Urbana distinguidas internacionalmente

11.05.2022

A Cascais Ambiente e a Associação Limpeza Urbana - Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) anunciaram que foram distinguidas internacionalmente pela associação espanhola ATEGRUS - Asociación Técnica para la Gestión de Residuos y Medio Ambiente.

 

A Cascais Ambiente recebeu o prémio “Escoba de Oro” pelo seu projeto-piloto iREC – Inovar na reciclagem – desenvolvido em parceria com a Nova-SBE e financiado pelos EEA Grants e o Ministério do Ambiente e da Acão Climática –, o primeiro sistema de devolução de embalagens de bebidas a introduzir a modalidade de incentivo em Portugal. Esta é o segundo galardão atribuído pela ATEGRUS à Cascais Ambiente: “Com este prémio, a Cascais Ambiente vê reconhecido o carácter inovador e os resultados alcançados em apenas 12 meses, através da implementação de um projeto-piloto de Sistema de Depósito, Devolução e Retorno de Embalagens em que cada vez que o consumidor devolve uma embalagem acumula pontos que podem ser trocados por ofertas ou experiências. No primeiro ano de funcionamento, foram recolhidas mais de um milhão de embalagens”, escreveu a entidade em comunicado.

 

Já a ALU foi distinguida com a “Escoba de Plata”, o que, segundo a associação, vem reconhecer o seu trabalho “na transformação do sector da limpeza urbana portuguesa, posicionando-o como uma ferramenta de transição para cidades inteligentes e como impulsionador de políticas públicas sustentáveis”.

 

“A ALU tem vindo a reforçar a sua determinação e tenacidade no cumprimento do objetivo de divulgar as técnicas de limpeza urbana mais sustentáveis, vanguardistas e tecnologicamente avançadas, e ainda na concretização das ações mais importantes para os seus associados e para a melhoria dos serviços de limpeza urbana em geral”, lê-se numa nota de imprensa enviada pela associação.

 

O “XVIII Concurso Escobas 2022” avalia as ações tomadas para melhorar o ambiente e apostar na sustentabilidade, recompensando esforços que visam estimular os avanços tecnológicos e a consciencialização, que servem para melhorar a nossa qualidade de vida e proteger o ambiente.

 

Os prémios serão entregues no dia 15 de junho, em Madrid.

TAGS: Cascais Ambiente , ALU , ATEGRUS , prémio , Escobas 2022
Vai gostar de ver
VOLTAR