Coimbra lança projeto de recolha de biorresíduos

20.07.2021

A Câmara de Coimbra anunciou que vai avançar com um projeto de recolha seletiva de biorresíduos, na Freguesia dos Olivais e na União de Freguesias de Coimbra, prevendo recolher 1500 toneladas de biodegradáveis numa primeira fase.


O projeto prevê abranger “uma população de cerca de 15.000 habitantes (cerca de 9.000 alojamentos)”, que corresponde a “11% do total da população residente no concelho”, refere o município em nota de imprensa.


Esta recolha (resíduos biodegradáveis de jardins, alimentares e de cozinha das habitações, entre outros), incidirá, numa primeira fase, na freguesia de Santo António dos Olivais e na União de Freguesias de Coimbra, por serem “identificadas como adequadas para o efeito da recolha”.


Para levar a cabo a iniciativa, o município vai adquirir uma viatura específica de recolha, 8500 contentores domésticos (de sete litros) e 200 contentores equipados com controlos de acesso (de 800 litros)”. A atribuição dos contentores domésticos destina-se a todos os munícipes que aderirem ao projeto, sendo que, serão efetuados contactos, de modo a fornecer informação e esclarecimentos sobre a iniciativa.


Cabe à empresa ERSUC, Resíduos Sólidos do Centro receber e valorizar os biorresíduos entregues pelo município de Coimbra.


O projeto envolve um investimento total de cerca de 624 mil, com comparticipação de 75%, pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

TAGS: biorresíduos , Coimbra , POSEUR
Vai gostar de ver
VOLTAR