Comissão Europeia felicita nova meta de reciclagem de dez milhões de toneladas de plástico

28.09.2021

A Comissão Europeia congratulou a nova meta da Aliança para a Economia Circular do Plástico, no sentido de impulsionar o mercado dos plásticos reciclados da União Europeia (UE) e garantir que, até 2025, pelo menos 10 milhões de toneladas são recicladas. De acordo com um boletim divulgado pela comissão, desde o lançamento da Aliança, em 2018, registou-se um aumento de quase 30% na produção europeia de plásticos reciclados.

 

Para intensificar ainda mais estes esforços, a Aliança para a Economia Circular do Plástico vai assegurar a reciclabilidade de 26 produtos de plástico em embalagens em ramos como a agricultura, eletrodomésticos e construção, que representam mais de 60% dos resíduos recolhidos a nível europeu. Também para potenciar o alcance deste novo objetivo, a Aliança desenvolveu um novo roteiro e adotou a metodologia e as regras para um novo sistema de monitorização dos plásticos reciclados à escala da UE”.

 

A Aliança representa quase 300 organizações industriais, académicas e do setor público em toda a cadeia de valor dos plásticos reciclados.

 

Os primeiros compromissos voluntários para os plásticos reciclados feitos pela indústria revelaram que o abastecimento em plásticos reciclados podia atingir e exceder o objetivo. No entanto, eram necessários mais esforços para garantir a utilização dos plásticos reciclados. Nesse sentido, Aliança está também a preparar um relatório sobre os requisitos e soluções para aumentar a integração dos plásticos reciclados nos produtos até 2025 e a atualizar regularmente o roteiro para esta nova meta de 10 milhões de toneladas, através da comunicação contínua com as autoridades nacionais.

TAGS: plástico , Comissão Europeia , União Europeia , reciclagem , Aliança para a Economia Circular do Plástico
Vai gostar de ver
VOLTAR