Semana de Ambiente: Os principais temas em debate

10.º Fórum Energia | 16.º Fórum Resíduos | 17.ª Expo Conferência da Água

29.06.2022

A Semana de Ambiente está de volta no próximo mês de novembro.

 

Pelo segundo ano consecutivo, as três iniciativas organizadas pelo Jornal Água&Ambiente realizam-se ao longo de uma semana – de 15 a 22 de novembro – em formato presencial.

 

Os grandes temas que vão estar em debate nos eventos de referência dos setores da Água, Energia e Resíduos já são conhecidos.

 

No 10.º Fórum Energia, que se realiza nos dias 15 e 16 de novembro, serão discutidos os riscos e oportunidades que resultam do novo enquadramento europeu, na sequência da apresentação, pela Comissão Europeia, do plano REPowerEU, para garantir a independência energética face à Rússia. Tendo em conta o desígnio europeu e nacional de acelerar esta transição energética, vamos focar as prioridades, mas também as limitações de Portugal neste domínio. Sob este foco estarão o mercado de gases renováveis, as oportunidades no autoconsumo e as soluções de armazenamento para o País. No âmbito do 10.º Fórum Energia, vai-se também lançar o debate sobre o concurso a lançar para a rede de eletricidade em baixa tensão, bem como fazer o balanço do mecanismo de controlo de preços no mercado ibérico.

 

Nos dias 17 e 18 de novembro, terá lugar a 16.ª edição do Fórum Resíduos, que este ano se volta para os desafios de implementação dos objetivos inscritos no PERSU 2030. Em análise estarão os investimentos no terreno para cumprir as exigentes metas ambientais, quer na vertente em alta, quer na vertente em baixa, numa altura em que se faz já a contagem decrescente para assegurar a recolha de biorresíduos, em todo o País, antes do final de 2023.     

As oportunidades que o setor dos Resíduos poderá explorar nos gases renováveis e no autoconsumo serão também analisadas em detalhe neste evento, dado o atual enquadramento geopolítico que veio reforçar a necessidade de acelerar a transição energética e a descarbonização.

 

Em destaque estarão ainda o novo paradigma da gestão de fluxos específicos, que está a ser ultimado pela tutela, bem como o funcionamento do novo sistema de depósito e retorno de embalagens de bebidas.

No 16.º Fórum Resíduos, discute-se ainda o futuro do mercado de resíduos perigosos, com a decisão nas mãos da tutela de manter ou não a exclusividade dos CIRVER. 

 

A 17.ª Expo Conferência da Água, agendada para os dias 21 e 22 de novembro, encerra mais uma Semana de Ambiente.

A execução do PENSAARP 2030 será um dos principais temas em debate, com destaque para desafios exigentes como os de assegurar tarifas sustentáveis e uma escala adequada, para evitar um setor a duas velocidades.

E numa altura em que parece pairar o espectro da extinção sobre as concessões municipais na área da água, queremos discutir o papel no setor deste modelo de gestão e os desafios que se colocam à sua continuidade.

 

Dada a escalada dos preços da energia e o desígnio europeu de acelerar a transição energética, debatem-se ainda, neste evento, as oportunidades no autoconsumo e gases renováveis, mas também a necessidade de gerir usos conflituantes que se adivinham no futuro próximo.

Com o País a enfrentar a pior seca das últimas décadas, a escassez de água é uma preocupação cada vez mais premente: na 17.ª Expo Conferência da Água, vamos promover o debate sobre a solução de dessalinização proposta para a região do Algarve. 

Numa altura em que se debatem os novos Planos de Gestão de Região Hidrográfica, que irão vigorar até 2027, relança-se ainda o debate sobre o que tem de mudar na gestão de bacias hidrográficas para garantir que se atingem as metas ambientais, que ficaram por cumprir no último ciclo estratégico. 

 

O regresso da Semana de Ambiente será também uma oportunidade para explorar temas comuns aos setores da Energia, Resíduos e Água: este ano, dado o novo contexto geopolítico, o destaque vai para as oportunidades nos gases renováveis e autoconsumo, mas também para os desafios que se colocam na gestão de usos conflituantes do recurso água.

VOLTAR