Electrão desafia: “Transforme a sua torradeira velha num carro de bombeiros novo”

14.09.2021

Até ao próximo dia 30 de novembro, pode transformar a sua torradeira velha num carro de bombeiros novo. Este é o desafio da Electrão - Associação de Gestão de Resíduos que está a promover a ação “Quartel Electrão”, um projeto de cariz social de apoio cívico às associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país. No caso do concelho de Sintra, as corporações aderentes são Agualva-Cacém, Colares e Sintra.

 

Envolvendo as corporações de bombeiros na sensibilização da população para a reciclagem, o “Quartel Electrão” permite a entrega de equipamentos elétricos usados, pilhas e baterias nos quartéis aderentes. A corporação que recolher mais resíduos, em termos de peso, será distinguida com um veículo ligeiro de combate a incêndios de tipo florestal, enquanto o segundo prémio absoluto consiste na atribuição de 5000 euros convertíveis em equipamento de proteção florestal.

 

O projeto “Quartel Electrão” visa sensibilizar a população em geral para o encaminhamento adequado dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), como frigoríficos, máquinas de lavar roupa, aquecedores, televisões, secadores, máquinas de café, micro-ondas, entre outros, assim como pilhas, lâmpadas e baterias usadas.

 

Com este repto de levar os REEE ao quartel mais próximo, para além dos prémios para as corporações de bombeiros, quem ganha é o ambiente, já que esses resíduos são encaminhados para reciclagem e desviados do seu abandono junto dos contentores de recolha de resíduos urbanos.

 

O projeto vai distinguir, ainda, as corporações que reúnam mais pilhas e lâmpadas, com atribuição de 1500 euros, convertíveis em equipamentos de proteção florestal, assim como sete prémios regionais, no montante de 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.

 

A decorrer desde 2015/2016, o projeto “Quartel Electrão” traduziu-se, no ano passado, na recolha de duas toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, distinguindo as corporações de Amarante e Figueira da Foz em termos absolutos.

 

O “Quartel Electrão” mais próximo de si, no caso do concelho de Sintra, está em Agualva-Cacém, Colares e Sintra.

TAGS: Electrão , torradeira , Sintra
Vai gostar de ver
VOLTAR