Endesa Generación Portugal ganha direito de conectar 99 MW
ambiente

Endesa Generación Portugal ganha direito de conectar 99 MW

A Endesa Generación Portugal, subsidiária da espanhola Endesa, do Grupo Enel, ganhou o direito de conectar 99 MW de um novo projeto de energia solar com armazenamento à rede nacional através de um contrato de 15 anos com o Sistema Elétrico Nacional do país. Trata-se de um investimento de aproximadamente 90 milhões de euros para a construção do projeto localizado na região do Algarve, cuja operação deverá iniciar-se em 2024. A central, que será desenvolvida, construída e operada pela empresa de renováveis do Grupo Enel, a Enel Green Power, constituirá o primeiro projeto renovável com armazenamento do grupo na Península Ibérica. «Ao vencermos este projeto confirmamos a nossa dedicação ao crescimento das energias renováveis na Península Ibérica, desta vez em Portugal, um mercado-chave para o nosso negócio e para o nosso compromisso com a transição energética para um modelo de geração de eletricidade mais sustentável» segundo Antonio Cammisecra, CEO da Enel Green Power e diretor da Global Power Generation.

O leilão da DGEG foi lançado para até 700 MW de novos projetos solares autónomos e com armazenamento, em linha com o objetivo de Portugal de ser neutro em carbono até 2050.

A Endesa administra atualmente, através da Enel Green Power España, mais de 7.507 MW de capacidade instalada de renováveis em Espanha, dos quais 4.711 MW são energia hidroelétrica convencional e os restantes 2.796 MW são de energia eólica (2.362 MW), solar (352 MW), mini-hidro (79 MW) e outras fontes de energia renováveis (3 MW).

A Enel Green Power iniciou recentemente a construção de um projeto solar com armazenamento no Texas e tem atualmente projetos semelhantes para mais de 160 MW já aprovados ou em construção. É líder global no setor de energia verde, com uma capacidade instalada de cerca de 46,4 GW num mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidroelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras em centrais de energia renovável.

O leilão da DGEG foi lançado para até 700 MW de novos projetos solares autónomos e com armazenamento, em linha com o objetivo de Portugal de ser neutro em carbono até 2050.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.