Há que “limar arestas” na regulação e definição de preços para desenvolver o mercado dos gases renováveis, considera Ricardo Emílio (vídeo)
energia

Há que “limar arestas” na regulação e definição de preços para desenvolver o mercado dos gases renováveis, considera Ricardo Emílio (vídeo)

Para que o mercado de gases renováveis se desenvolva mais em Portugal é necessário, de acordo com Ricardo Emílio, diretor-geral da Dourogás, e nomeadamente sob o ponto de vista do produtor, “limar arestas” na regulação e na definição de preços.

 

“Começámos desde há três anos a pensar em descarbonizar um setor que no passado não se pensava em descarbonizar, que é o setor do gás natural. Por isso, sob esse ponto de vista, está criada uma estratégia e esta é positiva. Agora falta limar arestas. Costuma dizer-se que o diabo está nos pormenores, e é o que nós temos neste momento que trabalhar”, afirmou Ricardo Emílio, no âmbito do painel dedicado aos ‘Gases Renováveis e Descarbonização’, do 10.º Fórum Energia, que começou esta terça-feira (15 de novembro) e termina hoje (16 de novembro), em Lisboa.

 

Nesse sentido, Ricardo Emílio salienta ser necessário trabalhar, em particular, as dimensões da da regulação e definição de preços: “Precisamos saber quando, onde e como é que vamos injetar os gases. Isso é fundamental para nós, como produtores, porque senão ficamos com um produto e não o podemos veicular/transacionar”, justifica o diretor-geral da Dourogás.

 

Depois, coloca-se a questão do preço: “Precisamos saber de que forma vai ser definido um preço. Temos expectativas que no fim deste ano/início do próximo, possa ser definido um preço e dessa forma podermos viabilizar um conjunto de projetos que temos em pipeline no grupo Dourogás”, desvenda ainda.

 

Além de Ricardo Emílio, o painel contou com a participação de Paulo Partidário, Chefe da Divisão Investigação e Renováveis da Direção-Geral de Energia e Geologia , como Keynote Speaker, e de Thomas Carrier, Fundador e CEO ReGa Energy, e Pedro Fontes, Diretor de Inovação e Desenvolvimento, EPAL - Portuguesa das Águas Livres, como oradores. A moderação ficou a cargo Álvaro Laranjo, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Empresas de Gás.

 

O 10º Fórum Energia integra as conferências do Jornal Água&Ambiente, do grupo About Media, que decorrem até dia 22 de novembro. O 10.º Fórum Energia acontece entre os dias 15 e 16 de novembro, o 16.º Fórum Resíduos nos dias 17 e 18 de novembro, e, por fim, a 17ª Expo Conferência da Água nos dias 21 e 22 de novembro. 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.