Investimento na área da limpeza urbana ronda os 30€/ano por cada cidadão

17.11.2021

A importância de valorizar os recursos humanos e modernizar o setor da limpeza urbana, e a falta de uma estratégia a nível nacional, foram alguns dos principais problemas identificados durante o painel XIII do 15º Fórum Resíduos, dedicado à limpeza urbana e atratividade das cidades.

 

Com a moderação de Luísa Schmidt, Professora do ICS – UL, e com os oradores Leonel Silva, Vereador do Ambiente na Câmara Municipal de LOBOS, Hélder Baptista,  Vogal da Direção da AEPSA e CEO da Fomentinvest, SA e Miguel Nunes, Vogal do Conselho de Administração da ERSAR, durante o debate foi revelado que em Portugal apenas se investe cerca de 30€ anuais por cidadão ao nível da limpeza urbana.

 

Durante o painel foi ainda afirmado que o financiamento deste serviço deve ser realizado com recurso a receitas fiscais e que deve ser implementada uma taxa turística em todas as cidades nacionais.

 

O 15º Fórum Resíduos integrou as conferências do Jornal Água&Ambiente, do grupo About Media, que terminaram no dia 15 de novembro. O 9º Fórum Energia decorreu entre os dias 8 e 9 de novembro, o 15º Fórum Resíduos nos dias 10 e 11 de novembro, e, ‘por fim, a 16ª Expo Conferência da Água nos dias 12 e 15 de novembro.  

TAGS: Limpeza urbana , Fórum resíduos , resíduos urbanos
Vai gostar de ver
VOLTAR