
Lis-Water vai dar formação a executivos e quadros chineses do grupo BEWG
Profissionais chineses do setor da água vão receber formação em Portugal em trabalho que envolverá dezenas de quadros enquadrados pela Lis-Water, o novo centro internacional de excelência sediado em Lisboa e especializado em políticas públicas, regulação e gestão de serviços de água e recursos hídricos.
Estas ações de formação resultam de um memorando de entendimento assinado sob a presença de Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, pela empresa BEWG, empresa mãe da Be Water, o Centro Internacional de Água de Lisboa - Lis Water e o LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
Na ocasião Carlos Martins afirmou que “há uns séculos foram os recursos hídricos que aproximaram os dois povos e agora voltam a sê-lo”, relembrando que em 2019 terá lugar em Lisboa a próxima reunião da Plataforma Europa- China e que será Portugal a liderar essa organização a partir de 2020. Concluiu, a propósito do memorando agora assinado, que é “muito importante para a engenharia, para a hidráulica e para os serviços públicos” e, referindo-se aos subscritores, “temos aqui os melhores”.
Antes, Carlos Pina, presidente do LNEC havia salientado “ a capacidade portuguesa no setor da água, bem demonstrada pelo desenvolvimento que teve nas últimas décadas e que este protocolo era o bom exemplo de como a Lis-Water e o LNEC se estão a ligar a várias entidades em todo o Mundo”.
Luo Xuegeng foi o representante da Beijing Enterprises Water Group Limited (BEWG), empresa pública chinesa líder no setor da água, e Fernando Ferreira assinou pela Be Water, empresa portuguesa pertencente ao grupo BEWG com mais de duas décadas de experiência em Portugal.
Xuegeng recordou que a BEWG está em Portugal desde 2013 e “queremos estar mais ativos neste mercado, queremos investir mais e com este protocolo conseguimos isso”, concluindo que “no futuro queremos colaborar mais”. Fernando Ferreira salientou a dimensão do grupo BEWG, com mais de 15 mil trabalhadores em todo o Mundo, e afirmou “queremos uma cooperação frutuosa através da partilha de experiências”.
Jaime Melo Baptista, Coordenador da Lis-Water salientou que este memorando foca “education, training and capacity building”, uma das cinco áreas de ação da Lis-water e anunciou, aproveitando o momento, para revelar que a organização já ultrapassou os 110 associados. À margem da sessão de assinatura referiu que este memorando vai “juntar teoria e prática, em áreas diversas como técnica, gestão ou jurídica e que serão dezenas de quadros chineses a receber esta formação em diferentes momentos ao longo de 2019”.